A análise de domínio como metodologia para auxiliar projetos em competência em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53791

Palavras-chave:

Competência em informação, Análise de Domínio, Método de pesquisa, Informação social

Resumo

O artigo explora a análise de domínio como método fundamental para a construção de projetos em competência em informação. Com a crescente disponibilidade de informações em diversos formatos e mídias, tem-se a necessidade de cada vez mais práticas informacionais críticas e éticas na sociedade contemporânea. Nesse contexto, a promoção da competência em informação ganhou destaque como um componente essencial da educação, de modo que seja possível lidar com o vasto e complexo universo de informações. A pesquisa tem por objetivo analisar como a compreensão do domínio afeta a estrutura e a implementação de atividades de informação, bem como a seleção de recursos apropriados para apoiar a promoção da competência em informação. Discute ainda as principais etapas e técnicas envolvidas na análise de domínio e apresenta exemplos práticos de sua aplicação em diferentes contextos. A elaboração de projetos e atividades de competência em informação visam oferecer uma abordagem prática e orientada para a vivência em sociedade, permitindo que as pessoas se engajem em atividades concretas que envolvam a busca, seleção, avaliação, organização e uso de informações relevantes para uma atividade em determinado contexto. Para que esses projetos sejam adequados é fundamental compreender o domínio no qual eles estão inseridos. Sendo assim, a metodologia de análise de domínio surge como uma possibilidade para compreender o contexto, os atores envolvidos, as necessidades e os desafios relacionados a um determinado universo de conhecimento. Ao realizar uma análise aprofundada do domínio, é possível identificar os principais conceitos, termos, fontes de informação, modelos de organização e fluxos de comunicação que caracterizam o universo em questão. Essa compreensão aprofundada do domínio permite uma possibilidade de abordagem mais atenciosa na construção de projetos de competência em informação, contextualizada e alinhada com as necessidades das pessoas que compõem a comunidade envolvida. Ao incorporar uma análise de domínio como parte integrante da construção de projetos de competência em informação, as pessoas envolvidas podem fornecer uma base sólida para a promoção de práticas informacionais críticas e éticas de modo que seja possível a solidariedade e harmonia nas dinâmicas e nos ambientes informacionais.

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Biografia do Autor

Marianna Zattar , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Biblioteconomia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG). Doutora e mestre em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica da Informação pelo SENAC-RJ. Graduada em Biblioteconomia e Documentação na Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Competência em Informação e Prática Informacional. Membro da Rede de Competência em Informação do estado do Rio de Janeiro e da Rede de estudos da Ciência da Informação sobre Desinformação.Atua nos temas: Competência em informação, Educação em informação, Práticas informacionais, Fontes de informação e Desinformação. Contato: mzattar@facc.ufrj.br

Tatiana de Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia (PPGB) e no Departamento de Biblioteconomia (DEPB). Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de Organização do Conhecimento e Representação Temática, com ênfase em Classificação, Indexação e elaboração de Linguagens Documentárias.

Antônio Victor Rodrigues Botão, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Biblioteconomia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro em Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro - IBICT-UFRJ e exerce a função de Professor Adjunto do Magistério Superior do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CBG-FACC-UFRJ. Ministra disciplinas relativas à Gestão de Unidades de Informação, Gestão de Conteúdos Organizacionais e Arquivologia. Possui Mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro em Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro - IBICT-UFRJ e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pesquisador na área de Arquivologia, Documentação e Informação com foco em materiais imagéticos e suas aplicações.

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Zattar , M., Almeida, T. de, & Botão, A. V. R. (2024). A análise de domínio como metodologia para auxiliar projetos em competência em informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 281–295. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53791

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