Casa do Rio Vermelho: espaço de memória e de mediação cultural
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.46890Palavras-chave:
Jorge Amado, Mediação cultural, Memória, Identidade, Casa do Rio VermelhoResumo
A pesquisa teve objetivo analisar como os dispositivos informacionais e a ambiência da Casa do Rio Vermelho subsidiam a mediação da cultura para apropriação de aspectos de memória e identidade do povo baiano. Quanto ao delineamento metodológico o estudo se configura como descritivo, cujos métodos foram o estudo de caso e a pesquisa documental. Para coleta de dados foram utilizadas a observação direta dos dispositivos que compõem a Casa, como também a aplicação de questionário com visitantes da Casa do Rio Vermelho, com a análise dos dados centrada na abordagem qualitativa. Com os resultados foi constatado que os dispositivos que integram a Casa são capazes de evocar nos visitantes narrativas das obras de Jorge Amado, como também indícios da cultura baiana. A Casa do Rio Vermelho é um ambiente que subsidia aos visitantes baianos a possibilidade de rememorar fatos, fenômenos e práticas socioculturais que os constituem, de maneira a contribuir para o fortalecimento cultural, memorialístico e identitário desses sujeitos. Portanto, a Casa do Rio Vermelho e seu acervo se configuram significativos dispositivos de mediação cultural.
Downloads
Referências
A CASA: Jorge Amado & Zélia Gattai. Salvador: A Casa do Rio Vermelho, [2016]. Disponível em: http://casadoriovermelho.com.br/a-casa/. Acesso em: 13 set. 2022.
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação e Múltiplas Linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 2, n. 1, p.89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/119750. Acesso em: 16 out. 2022.
Arquivo Nacional (Rio de Janeiro). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
Candau, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.
Cellard, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.
Davallon, Jean. A mediação: a comunicação em processo?. Prisma.com, [Portugal], n. 4, p. 4-37, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/61109. Acesso em: 13 out. 2022.
Dodebei, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. O sentido e o significado de documento para Memória Social. 1997. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.
Halbwachs, Maurice. Memória coletiva e memória histórica. In: HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990. p. 53-89.
Martins, Maria Helena. Ampliando a noção de leitura. In: MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 22-35.
Oliveira, Amanda Leal de. A mediação da informação como experiência de negociação de sentidos. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/207. Acesso em: 01 nov. 2022.
Perrotti, Edmir; Pieruccini, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, Londrina, n. 2, v. 19, p. 1-22, 2014. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/33474. Acesso em: 29 ago. 2022.
Silva, Bárbara Damiane da; Santos Neto, João Arlindo dos. Práticas de mediação cultural nas bibliotecas públicas municipais de Londrina/PR. Biblionline, João Pessoa, n. 2, v. 13, p. 30-43, 2017. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/16140. Acesso em: 29 ago. 2022.
Sousa, Ana Claudia Medeiros de; Santos, Raquel do Rosário; Jesus, Ingrid Paixão de. Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226. Acesso em: 26 ago. 2022.
Sousa, Ana Claudia Medeiros de. Nos acordes do quinteto da Paraíba: memórias e escritos de um acervo. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gleice Pereira dos Santos, Ana Claudia Medeiros de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.