Memória e Oralidade: a cantoria de viola e a contação de histórias na Região do Cariri Cearense

Autores

  • Ana Lívia Mendes de Sousa Prefeitura de Juazeiro do Norte, Secretaria de Cultura, Juazeiro do Norte, CE, Brasil
  • Paloma Israely Barbosa de Sá Universidade Federal do Pernambuco, Programa de Pós-graduação de Ciência da Informação, Recife, PE, Brasil
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-graduação de Ciência da Informação, João Pessoa, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.28269

Palavras-chave:

memória. contação de histórias. cantoria de viola. Ceará.

Resumo

Considera que a memória é responsável pela lembrança e transmissão de saberes concorrentes para a construção da cultura das sociedades. Destaca a contação de histórias e a cantoria de viola como manifestações que se utilizam da memória para se manterem vivas e difundirem a cultura (local) como propagação da própria prática das informações transmitidas por meio de seu fazer (versos e histórias). Questiona o que aproxima essas práticas culturais, como se identificam e se constroem na conjuntura local. Tem como objetivo elucidar o diálogo produzido e expresso a partir das relações entre tradição e oralidade, tendo a memória como demarcador da continuidade das gerações, uma forma de reafirmar os valores culturais na localidade do Cariri Cearense e a contribuição desta memória na construção de histórias individuais e coletivas. Realiza análise da literatura sobre o tema, considerando tanto a contação de histórias como a cantoria de viola fatores convergentes, em relação aos seus atores e suas obras, para a construção de um repositório de memórias de sua geração, seu povo, tornando-se elementos de representação e conexão da sociedade e suas facetas sociais, econômicas, políticas e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lívia Mendes de Sousa, Prefeitura de Juazeiro do Norte, Secretaria de Cultura, Juazeiro do Norte, CE, Brasil

Mestre em Ciência da Informação (2017) Universidade Federal do Pernambuco -UFPE.Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem (Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte). Representante Regional do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) - Polo Juazeiro do Norte (Região do Cariri). Pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia,atuando principalmente nos seguintes temas:  Memória, Patrimônio Cultural, Mediação da Leitura e Informação, Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Escolares e Formação de Leitores.

Paloma Israely Barbosa de Sá, Universidade Federal do Pernambuco, Programa de Pós-graduação de Ciência da Informação, Recife, PE, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE, mestre em Ciência da Informação pela mesma instituição (2017) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri - UFCA (2014). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de 2015 a 2017. Foi membro de Projetos do Time SIFE UFC ? Cariri (hoje ENACTUS), monitora pedagógica do Programa Segundo Tempo (Ministério do Esporte/Prefeitura Municipal) e bolsista da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri - ProCult, desenvolvendo o projeto intitulado Lugares e objetos de representação da memória da cidade de Juazeiro do Norte-CE.Possui interesse e direciona suas pesquisas as áreas de informação e memória.

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-graduação de Ciência da Informação, João Pessoa, PB, Brasil

É graduada e licenciada em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1964), graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1963). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995). Especialização em Ação Cultural pela Universidade de São Paulo(1987), especialização em Cultura Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1975), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (1975), especialização em Teoria do Conhecimento pela Universidade Federal do Paraná (1974). Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba, professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Referências

CALDIN, C. F. Voz, presença e imaginação: a narração de histórias e as crianças pequenas. Encontros Bibli Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 7, p. 25-38, 2002.

CARIRY, R. Cariri: a nação das utopias. Fortaleza, 2001.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FERNANDES, D. L. A literatura infantil. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

HANKE, Michael. Narrativas orais: formas e funções. Contracampo (UFF), Rio de Janeiro, v. 7, p. 117-126, 2003.

HOLANDA, L. Memória: multiplicidade e permanência. IRIS: Revista de Informação, Memória e Tecnologia, Recife, v. 1, n. 1, p. 17-25, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/IRIS/article/view/7/12>. Acesso em: 15 abr. 2019.

JAKOBSON, R. Linguística e poética. In: JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1991.

LE COADIC, Y. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1994. 122 p.

LEMAIRE, R. Repensando a história literária. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Tendências e impasses. O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LEMAIRE, R. “Tradições que se refazem”. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 35, p. 17-30, jan./jun. 2010,. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/pdf_revista/3501.pdf> Acesso em: 15 abr. 2019.

LIMA, D. F.C. Herança cultural (re)interpretada ou a memória e a instituição museu releitura e reflexões. Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 33-43, jul./dez. 2007.

MATOS, G. A, SORSY, L. O ofício do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MONTEIRO, S. D. CARELLI, A. E. PICKLER, M. E. V. A Ciência da Informação, Memória e Esquecimento. DataGramaZero -Revista de Ciência da Informação. Rio de Janeiro, v. 9, n. 6, dez. 2008. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez08/Art_02.htm> Acesso em: 15 abr. 2019.

ONG, W. J. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. São Paulo: Papirus, 1998.

RAMOS, A. C. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Londrina, 2011.

RAMALHO, E. B. Cantoria nordestina: pensando uma estética da cultura oral. Ensaio à Universidade Estadual do Ceará, 2001. Disponível em <http://www.iaspmal.net/wp-content/uploads/2011/12/Ramalho.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2019.

RODRIGUES, L. G. A arte das narrativas orais urbanas: performance, história, memória e ficção. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

SÁ, P. I. B.; BUFREM, L. S. O registro da cantoria de viola enquanto informação memorialística e sua contradição. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,12., GT 10. Salvador, 2016. Anais...Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2016.

SÁ, P. I. B. A cantoria de viola como registro de memória e disseminação de informação na região do Cariri: legitimação e contradição. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. Ciência da Informação, 2017.

SAUTCHUK, J. M. M. A Poética do Improviso: prática e habilidade no repente nordestino. Tese (apresentada ao Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília para obtenção do Título de Doutor em Antropologia). Brasília (DF): 2009. Disponível em <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/5091/1/Tese%20DAN-BCE.pdf> Acesso em: 15 abr. 2019.

SOUSA, A. L. M. Contações de história na região do Cariri Cearense: memória, identidade cultural e a mediação da leitura. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação. Universidade Federal do Pernambuco. 2017.

TAHAN, M. A arte de ler e contar histórias. Rio de Janeiro: Conquista, 1961.

TAVARES, B. Função da música na cantoria de viola. Synergies Brésil, n. 9, 2011.

ZUMTHOR, P. A letra e a voz: a literatura medieval. São Paulo: Cia. Das Letras, 1993.

ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. São Paulo: Educ/Hucitec, 1997.

ZUMTHOR, P. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê, 2005.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2020-04-24

Como Citar

Sousa, A. L. M. de, Sá, P. I. B. de ., & Bufrem, L. S. . (2020). Memória e Oralidade: a cantoria de viola e a contação de histórias na Região do Cariri Cearense. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 619–635. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.28269

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.