A contribuição das referências dos planos de ensino para a caracterização de domínios: um estudo no curso de Biocombustível do Centro Paula Souza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.39545

Palavras-chave:

Análise de Domínio, Bibliometria, Ensino Superior, Planos de Ensino, Curso de Tecnologia

Resumo

Esta pesquisa analisa as referências adotadas nas disciplinas ministradas em duas unidades do Curso Tecnológico em Biocombustíveis do Centro Paula Souza a fim de caracterizar o domínio científico fundante da formação dos seus egressos. Ainda, mapeia a rede de citações por bloco de disciplinas – básicas e profissionais-, identificando a proximidade teórico-metodológica entre as duas unidades. O corpus de análise é constituído por 284 referências recuperadas para a unidade Fatec Jaboticabal e 238 referências para a unidade Fatec Araçatuba. Adotam-se procedimentos bibliométricos de análise de citação relacional associados à Análise de Redes Sociais. Como resultados observou-se uma sobreposição moderada de identidade de citação entre as duas unidades de ensino para o grupo de disciplinas do eixo básico e o grupo de disciplinas de Processo de Produção Agrícola, Gestão, Projeto de Trabalho de Graduação e Transversais. Por outro lado, a sobreposição mostrou-se menos significativa para o eixo de disciplinas Processos de Produção de Biocombustíveis. Conclui-se que a metodologia adotada permitiu caracterizar o domínio científico fundante da formação do tecnólogo em Biocombustíveis, em suas duas unidades de ensino, assim como identificar suas similaridades e especificidades quanto às suas identidades de citação, constituídas a partir das referências adotadas nas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Ferreira da Rocha, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É docente na Faculdade de Tecnologia de Garça – FATEC.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

É Livre-Docente em Estudos Métricos da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Doutora em Lógica e Mestre em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do Departamento e da Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP.

Referências

ABREU JÚNIOR, N. Universidade multicampi e sua gestão acadêmica: o caso da Universidade Estadual de Goiás. 2017. 289 p. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31372. Acesso em: 20 jan. 2021.

BAMPI, A. C.; DIEL, J. O. O modelo Multicampi de universidade e suas relações com a sociedade. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NAS AMÉRICAS, Santa Catarina, 13, 2013. Anais [...]. Santa Catarina, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114920 Acesso em: 22 maio 2021.

BEZ, G. S.; FARACO, R. A.; ANGELONI, M.T. Aplicação da técnica de análise de redes sociais em uma instituição de ensino superior. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 26. ANPAD, Vitória / ES, 2010. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/simposio68.pdf >. Acesso em: 22 jul. 2021.

BUFREM, L. S.; FREITAS, J. L. Interdomínios na literatura periódica científica da Ciência da Informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, 2015. Disponível em: <https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/50746>. Acesso em: 15 maio 2020.

CALLON, M.; COURTIAL, J.; PENAN, H. Cientometría. Gijón: Ediciones TREA, 1995.

CANCHUMANI, R. M. L.; LETA, J.; FIGUEIREDO, A .M. Domínios Científicos: mapeamento de áreas do conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 27, p. 199-218, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/33286 >. Acesso em: 12 mar. 2021.

CARVALHO, H. A.; OLIVEIRA, O. S.; LIMA, I .A. Avaliação institucional em uma universidade pública brasileira multicâmpus: processos e desafios na qualificação da gestão. Revista Avaliação, v. 23, n. 1, jan-abr, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/aval/a/ VMXCsBtGnZXR9rYmGZTTtKD/?lang=pt>. Acesso em: 7 abr. 2021.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA (CEETEPS). Homepage. 2019-2021. Disponível em: <https://www.cps.sp.gov.br/>. Acesso em: 15 dez. 2019 – 12 ago. 2021.

CRUZ, A. R. et al. Plano pedagógico do curso de ciências contábeis: um estudo analítico de conteúdo da UNIRON e FIMCA. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 27. Mar del Plata – Argentina, 22-24 nov. 2017. Disponível: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181169/101_00128.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20 ago. 2021.

FIERRO, C.; DOMÉNICO, M. C.; KLAPPENBACH, H. Undergraduate Psychology Teaching and Education at Argentinian Universities: A Sociobibliometric Investigation (1999–2018). Teaching of Psychology, 2020.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo 2010. v. 1, 2010. Disponível em: http://www.fapesp.br/indicadores/2010/volume1/cap2.pdf Acesso em: 05 set. 2019.

GRÁCIO, M. C. C. Análises relacionais de citação para a identificação de domínios científicos. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

GUIMARÃES, J. A. C. Análise de domínio como perspectiva metodológica em Organização da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 41, n. 1, p. 13-21, 2014. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1415/1593>. Acesso em: 20 fev. 2020.

HJØRLAND, B. Domain analysis in information Science: eleven approaches – traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002. Disponível em:<https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/00220410210431136/full/pdf?title=domain-analysis-in-information-science-eleven-approaches-traditional-as-well-as-innovative>. Acesso em: 16 jan. 2020.

HJØRLAND, B. Citation Analysis: a social and a dynamic approach to knowledge organization. Information Processing and Management, v. 49, p. 1313-1325, 2013. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0306457313000733?via%3Dihub >. Acesso em: 16 jan. 2020.

HJØRLAND, B. Domain analysis. In: Encyclopedia of Knowledge Organization, 2017. Disponível em: http://www.isko.org/cyclo/domain_analysis Acesso em: 20 abr. 2020.

HJØRLAND, B.; ALBRECHTSEN, H. Toward a new horizon in Information Science: Domain-Analysis. Journal of the American Society for Information Science, v. 6, n. 6, p. 400-425, 1995. Disponível em: <https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199507)46:6<400::AID-ASI2>3.0.CO;2-Y>. Acesso em: 16 jan. 2020.

JACOBOVICZ, M. M. V. T. Avaliação institucional dos cursos superiores de tecnologia no Brasil. Dissertação (Mestrado em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento e Formação), Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo: CEETEPS, 2010.JOHNSON, D.T. et al. Using Syllabi to Determine the Core Journal and Monographic Literature in Doctoral Finance Programs. Journal of Business and Finance Librarianship, v. 18, n. 3, p. 191-207, 2013.Disponível em: <https://doi.org/10.1080/08963568.2013.794666>. Acesso em: 10 jan. 2021.

KOUSHA, K.; THELWALL, M. Assessing the Impact of Disciplinary Research on Teaching: An Automatic Analysis of Online Syllabuses. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 59, n. 13, p. 2060–2069, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1002/asi.20920>. Acesso em: 25 nov. 2020.

MAI, J.E. Analysis in indexing: Document and domain centered approaches. Information processing and management, v. 41, p. 599-611, 2005. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S030645730300116X>. Acesso em: 3 fev. 2021.

MAS-BLEDA, A.; THELWALL, M. Can alternative indicators overcome language biases in citation counts? A comparison of Spanish and UK research. Scientometrics, v. 109, n.3, p. 2007-2030, 2016. Disponível em: <https://wlv.openrepository.com/bitstream/handle/2436/619200/Mas-Bleda_%26_Thelwall_%282016%29_Scientometrics.Postprint.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 12 jan. 2021.

MOED, H.F. Applied evaluative informetrics. Dordrecht, Netherlands: Springer, 2017.

NEZ, E. Os dilemas da gestão das universidades multicampi no Brasil. Revista GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 131-153, maio 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/ index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n2p131>. Acesso em: 13 jan. 2021.

NEZ, E.; SILVA, R. T. P. Levantamento de universidades Multicampi das regiões sul e centro-oeste. Comunicações. Piracicaba, v. 22, n. 2, p. 51-64, jul./Dez. 2015. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/ download/2165/1565>. Acesso em: 24 jan. 2021.

OLIVEIRA, E. T .; GRÁCIO, M. C. C. Studies of Author Cocitation Analysis: A Bibliometric Approach for Domain Analysis. Iris, v. 2, n. 1, p. 12-23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/IRIS/article/view/500 Acesso em: 11 nov. 2020.

PETEROSSI, H. G. A gestão dos cursos de tecnologia rupturas e continuidades. São Paulo: FATEC, 1998.

ROCHA, R.F.; GRÁCIO, M.C.C. Mapeamento das unidades de ensino superior em instituições multicampus: análise das proximidades tecnológicas no Centro Estadual de Educação Paula Souza. Em Questão, v. 27, n. 3, jul./set. 2021. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/109247>. Acesso em: 10 set. 2021.

ROSTAING, H. La bibliométrie et ses techniques. Toulouse: Ed. Sciences de la Société, 1996. 131p.

SMIRAGLIA, R. P. A glimpse at Knowledge Organization in North América: an-editorial. Knowledge Organization, v. 34, n. 2, p. 69-71, 2007. Disponível em: <https://www.nomos-elibrary.de/10.5771/0943-7444-2007-2-69/a-glimpse-at-knowledge-organization-in-north-america-volume-34-2007-issue-2?page=1>. Acesso em: 03 dez. 2020.

SMIRAGLIA, R. P. Domain coherence within Knowledge Organization: people, interacting theoretically, across geopolitical and cultural boundaries. In: MCKENZIE, P.; JOHNSON, K.; STEVENS, S. (ed.). Exploring interactions of people, places and information, Proceedings of the 39th Annual CAIS/ACSI Conference, University of New Brunswick, Canada, June 2-4, 2011a. Disponível em: <https://journals.library.ualberta.ca/ojs.cais-acsi.ca/index.php/cais-asci/article/view/601>. Acesso em: 12 nov. 2020.

SMIRAGLIA, R. P. ISKO 11’s Diverse Bookshelf: an editorial. Knowledge Organization, v. 38, n.3, p. 179-186, 2011b. Disponível em: <https://www.ergon-verlag.de/isko_ko/downloads/ko_ 38 2011 _3_a.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2020.

SMIRAGLIA, R. P. Epistemology of Domain Analysis. In: LEE, Hur-Li.; SMIRAGLIA, Richard P. (Ed.). Cultural frames of knowledge. Wurzburg: Ergon, p. 111-124, 2012. Disponível em: <https://studylib.net/doc/18264919/epistemology-of-domain-analysis>. Acesso em: 13 dez. 2020.

THELLEFSEN, T. L.; THELLEFSEN, M. M. Pragmatic semiotics and knowledge organization. Knowledge Organization, v. 31, n. 3, p.177-187, 2004. Disponível em: < https://www.ergon-verlag.de/isko_ko/downloads/ko3120043f.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2020.

ZHAO, D.; STROTMANN, A. Evolution of Research Activities and Intellectual Influences in Information Science 1996-2005: Introduction Author Bibliographic-Coupling Analysis. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 59, n. 13, p. 2070-2086, 2008. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/asi.20910>. Acesso em: 04 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Rocha, R. F. da, & Grácio, M. C. C. (2022). A contribuição das referências dos planos de ensino para a caracterização de domínios: um estudo no curso de Biocombustível do Centro Paula Souza. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 126–147. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.39545

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.