Interdisciplinaridade e letramento informacional, uma pesquisa-ação no Curso de Técnico em Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.32622Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica., Educação a distância, Interdisciplinaridade., Letramento informacional., Segurança do trabalho., Tecnologias digitais da informação e comunicação.Resumo
A educação profissional e tecnológica, assim como a educação a distância possuem suas idiossincrasias e, por isso, a pesquisa-ação foi utilizada para compreensão do contexto do curso técnico em segurança do trabalho do Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia, na modalidade de ensino a distância. A interdisciplinaridade e o letramento informacional compuseram os eixos transversais da prática pedagógica materializada na estratégia pedagógica do projeto integrador como produto educacional. Para isso, foram pesquisadas as percepções dos professores e estudantes do contexto de ensino e aprendizagem estudado e, além disso, foi desenvolvido um inventário e uma avaliação dos projetos integradores realizados no curso. Ao final do trabalho, foi possível perceber o desenvolvimento do letramento informacional dos estudantes por meio de uma proposta interdisciplinar mediada pela utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação, como a plataforma Moodle, o Google Drive e o blog.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. M. de L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação Em Questão, Natal, v. 52, n.38, p. 61-80, 2015.
BABBIE, E. Métodos de Pesquisas em Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
CAMPELLO, B. A competência informacional na educação para o século XXI. In: CAMPELLO, CARVALHO, B.; CONCEIÇÃO, M.; ANDRADE, M.E.A et.al. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, p. 9-11. 2002.
CAREGNATO, S. E. O Desenvolvimento de Habilidades Informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 47-55, 2000.
COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual - Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. São Paulo: Artimed Editora, 2010.
BADKE, W. Foundations of Information Literacy: Learning from Paul Zurkowski. Online, v. 34, n. 1, p. 48-50, 2010.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.
DUDZIAK, E. A. Competência informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 1-22, jul./dez. 2010.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade - transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani (Org.). O que é a interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loiola, 2011.
GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional, Ciência da Informação, Brasília, v. 39 n. 3, p.83-92, set./dez., 2010.
GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional – pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora FCI/UnB, 2012.
GASQUE, K. C. G. D. Manual do letramento informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2020.
GRIZZLE, A.; MOORE, P.; DEZUANNI, M. et al. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.
MATOS, J.; FERREIRA, K. A filosofia de Dewey e o letramento informacional: pensamento reflexivo e crescimento na conquista do ‘aprender a aprender’. Ciência Da Informação, Brasília, v. 45, n. 1, p. 25-40, jan./abr. 2016.
MORAN, J. M. As mídias na educação. In: Desafios na Comunicação Pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, p. 162-166, 2007.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, E. Desafios da transdisciplinaridade e da complexidade. In: AUDY, J. L.; MOROSINI, M. C. (Orgs.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
OLIVEIRA, L. R. Alfabetização informacional na sociedade da informação. 1997. Tese (Mestrado em educação na especialidade de Tecnologia Educativa) - Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Braga, 1997.
POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes, Liinc Em Revista, v. 1, n. 1, p. 3 -15, 2005.
POSSOBON, K.; BINOTTO, S.; XAVIER, A. et al. Alfabetização Informacional: um estudo do nível de competências dos calouros do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2005, Curitiba. Anais[...] Curitiba: FEBAB, 2005.
PRENSKY, M. Nativos digitais, Imigrantes digitais. 2001. Disponível em: < http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf> Acesso em 30 Jun. 2020.
RAMOS, M. A educação profissional pela Pedagogia das Competências: para além da superfície dos documentos oficiais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 405-427, 2002.
RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008. Disponível em <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf >. Acesso em 28 Mar. 2020.
RIBEIRO, L. Uma experiência de letramento informacional e midiático na educação. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília. Brasília, 2016.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTOS, C. A. dos. Competência em Informação na formação básica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ciências) – UNESP, Marília, 2017.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos, Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro, v. 12 n. 34, jan./abr. 2007.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TRINDADE, D. Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as ciências. In: FAZENDA, I. (Org.). O que é a interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jéssica Silva Lima, Marcelo de Faria Salviano, Veruska Ribeiro Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.