Interdisciplinaridade e letramento informacional, uma pesquisa-ação no Curso de Técnico em Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.32622Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica., Educação a distância, Interdisciplinaridade., Letramento informacional., Segurança do trabalho., Tecnologias digitais da informação e comunicação.Resumo
A educação profissional e tecnológica, assim como a educação a distância possuem suas idiossincrasias e, por isso, a pesquisa-ação foi utilizada para compreensão do contexto do curso técnico em segurança do trabalho do Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia, na modalidade de ensino a distância. A interdisciplinaridade e o letramento informacional compuseram os eixos transversais da prática pedagógica materializada na estratégia pedagógica do projeto integrador como produto educacional. Para isso, foram pesquisadas as percepções dos professores e estudantes do contexto de ensino e aprendizagem estudado e, além disso, foi desenvolvido um inventário e uma avaliação dos projetos integradores realizados no curso. Ao final do trabalho, foi possível perceber o desenvolvimento do letramento informacional dos estudantes por meio de uma proposta interdisciplinar mediada pela utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação, como a plataforma Moodle, o Google Drive e o blog.
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