Biblioteconomia no Brasil: análise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino
Palavras-chave:
biblioteconomia, Brasil, currículo, ensino profissionalResumo
A pesquisa apresenta uma abordagem histórica sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil. Foram utilizados os métodos de análise documental e entrevista com professores da área que atuam em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal, com o objetivo de levantar os fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino de Biblioteconomia. As entrevistas foram analisadas por meio de análise de conteúdo, com sete variáveis: evolução curricular, disciplinas, tecnologia, automação de bibliotecas, estudos de usuários, formação do bibliotecário e tendências para a área. A pesquisa destaca ainda a influência do IBICT, FEBAB, ABEBD e ABECIN nas conquistas da Biblioteconomia Brasileira. De acordo com os entrevistados e com a análise documental, verificou-se que o ensino inicialmente era voltado para as questões humanísticas (Escola do Rio de Janeiro) e depois para as questões técnicas (Escola de São Paulo). A padronização dos currículos mínimos foi realizada nas décadas de 1960 e 1980. Em 2001 foram estabelecidas, por meio de parecer do Conselho Nacional de Educação, as diretrizes curriculares e, a partir dessas diretrizes as escolas de Biblioteconomia, por todo país, adquiriram mais flexibilidade e autonomia para estabelecer seus projetos pedagógicos.
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