A mediação cultural e apropriação da informação musical a partir da regência
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.30555Palavras-chave:
Mediação da Informação., Mediação cultural., Música., Orquestra Sinfônica da Bahia.Resumo
A música é uma prática social considerada, nesta pesquisa, como uma relevante fonte de informação, que pode auxiliar a formação cognitiva, cultural e profissional dos sujeitos no processo de criação de estratégias e democratização do acesso à cultura. Objetivo: Esta comunicação teve o objetivo de investigar se a regência do Maestro Carlos Prazeres, no espetáculo Cineconcerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), tem propiciado o acesso e a apropriação da informação, porquanto isso contribui para despertar o gosto do público pela música clássica e aproximá-lo da Orquestra e identificar a relevância da atuação do bibliotecário na intensificação do processo de acesso e apropriação da informação realizada pelo Maestro. Embasamento teórico: O referencial teórico e o empírico foram baseados nos aspectos conceituais de mediação cultural, mediação da informação e informação musical. Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa, em que foi empregada o método de estudo de caso, é de natureza descritiva, e o objeto de investigação foi a OSBA. Para coletar os dados, foram adotadas as seguintes técnicas: entrevista com o Maestro Carlos Prazeres; aplicação de questionário com o público do Cineconcerto e a observação direta da relação entre o Maestro e o público. Resultados: Depois de analisar os dados coletados, constatamos que a regência do Maestro Carlos Prazeres no Cineconcerto se configura como uma ação consciente de mediação cultural que favorece o acesso à informação musical e possibilita que o público se aproprie da informação e dos bens culturais. Conclusão: Concluímos que esse é um ambiente propício para o bibliotecário atuar como mediador cultural e da informação, o que contribui para potencializar as ações desenvolvidas pelos demais agentes culturais.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F.; SANTOS NETO, J. A. Mediação da informação e a organização do conhecimento: interrelações. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 98-116, maio/ago. 2014.
ALVES, M. Como escrever teses e monografias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
COELHO, J. T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997.
COTTA, A. G. Fundamentos para uma arquivologia musical. In: COTTA, A. G.; BLANCO,
P. S. Arquivologia e patrimônio musical. Salvador: Edufba, 2006.
DAMATTA, R. Você tem cultura? Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, p. [1-4], 1981.
DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, Porto, n. 4, p. 4-27, 2007.
DUARTE, L. F. Comentários. In: VELHO, G.; KUSCHNIR, K. (org.). Mediação, cultura a política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001. p. 127-136.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da
informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n .2, p. 46-59, maio/ago.,
LIMA, Celly de Britto; PERROTTI, Edmir. O Bibliotecário como mediador cultural. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. 18., 2017. Marília. Anais [...]. Marília: UNESP,2017. p. 1-20.
MELLO, L. G. Antropologia cultural, objeto e método. In: MELLO, L. G. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982. p. 34-77.
ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA ”’ OSBA. História. Salvador, [2019]. Disponível em: https://www.osba.art.br/historia Acesso em: 14 ago. 2019.
SANTOS, Vanice dos.; CANDELORO, Rosana J. Trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre: AGE, 2006.
SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. A disciplina mediação da informação nos currículos de arquivologia, biblioteconomia e museologia no Brasil. REBECIN, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-23, jan./jun. 2016.
SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. O caráter implícito da mediação da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 253-263, maio/ago. 2017.
SILVA, Bárbara Damiane da; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Práticas de mediação
cultural nas bibliotecas públicas municipais de Londrina/PR. Biblionline, João Pessoa,
n. 2, v. 13, p. 30-43, 2017. Disponível em:
http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/16140 Acesso em: 08 abr. 2019.
TEATRO CASTRO ALVES ”’ TCA. Osba: história. Salvador, [2019]. Disponível em: http://www.tca.ba.gov.br/osba/histo Acesso em: 14 ago. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cecília Nascimento da Silva, Ana Claudia Medeiros de Sousa, Raquel do Rosário Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.