La gestión de la información bajo la óptica del pensamiento complejo: una reflexión

Autores/as

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8620-2612
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4248-5934
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5364-3243

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.23413

Palabras clave:

Gestión de la Información. Teoría de la complejidad. Pensamiento Complejo.

Resumen

La sociedad contemporánea inmersa en una cantidad significativa de información debe integrar los más variados contextos organizativos e informacionales, a fin de generar conocimiento con características inter, multi, pluri y transdisciplinares. En este escenario, la información y el conocimiento producidos necesitan la intervención del pensamiento complejo para la propia valorización y desarrollo eficaz de sus procesos. Con el fin de contribuir a agregar valor a los procesos informacionales, se presenta el siguiente problema: ¿es posible agregar valor a las prácticas tradicionales de la gestión de la información, a través de los principios del pensamiento complejo? Se pretende discurrir sobre la gestión de la información en consonancia con la óptica del pensamiento complejo. La justificación para el desarrollo de tal investigación reside en contribuir al marco teórico de la Ciencia de la Información que a su vez estudia la gestión de la información en los más variados contextos organizacionales. Para ello, se realizó una revisión de literatura, en la que fue posible verificar qué aspectos del pensamiento complejo pueden auxiliar en la ruptura de paradigmas que habitan las prácticas tradicionales oriundas de distintos modelos de gestión de la información.

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Biografía del autor/a

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça, onde realizou Iniciação Científica.
Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/FFC. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP de Marília-FFC, vinculada à linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação e membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - FFC). Realiza pesquisas no âmbito da Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Competência em Informação e Cultura Informacional e suas relações com as organizações públicas e privadas, assim como inteligência organizacional, empreendedorismo informacional, processos gerenciais, planejamento estratégico, metodologias ativas de aprendizagem adaptada ao campo empresarial, entre outros. Atuou como Agente Local de Inovação, implantando uma metodologia de inovação em pequenas empresas da região de Marília, juntamente ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o CNPq.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp, 2009. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), 2001. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012). Áreas de concentração: gestão da informação e do conhecimento, serviços de referência e informação, redes de informação, base de dados, administração de varejo, sistemas de informação, comércio e governo eletrônico.

Publicado

2019-10-01

Cómo citar

Santos, B. R. P. dos, Valentim, M. L. P., & Damian, I. P. M. (2019). La gestión de la información bajo la óptica del pensamiento complejo: una reflexión. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 20–37. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.23413

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