Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v8.n1.2015.1898Palavras-chave:
competências digitais, internet, práticas pedagógicas, redes sociaisResumo
Este artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Cerveró (2007), Area (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação.
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