O Bibliotecário como educador e multiplicador da competência em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36725

Palavras-chave:

Habilidades profissionais, Competência em informação, Bibliotecário

Resumo

Tem como objetivo descrever ações do bibliotecário educador que contribuem para a multiplicação da competência em informação. A metodologia utilizada se tratou de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tendo como delineamento o estudo de caso e três fontes para a coleta de dados: entrevista, observação direta e questionário. O locus de pesquisa foi uma escola social que conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo o bibliotecário e que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Entre os resultados, pode-se identificar a prática da multiplicação da competência em informação em forma de projetos e atividades desenvolvidas pelo bibliotecário em parceria com demais colaboradores da instituição. Evidenciou o impacto nas habilidades de todos os participantes envolvidos nas ações, ressaltando a importância do bibliotecário que exerce um papel educador em espaços sociais e no atendimento das minorias.

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Biografia do Autor

Tamires Cassia Rodrigues Okada, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecária do Marista Escola Social Santa Mônica e Colégio Marista PIO XII.  

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Professora do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Psicologia.

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Okada, T. C. R., & Alcará, A. R. (2021). O Bibliotecário como educador e multiplicador da competência em informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 786–807. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36725