Indicadores de altmetría en revistas científicas brasileñas de Ciencia de la Información

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.9156

Palabras clave:

altmetrics, redes sociales en línea, ciencia de la información, base de datos referenciales de artículos de revistas de la ciencia de la información, Brasil

Resumen

El creciente volumen informacional impulsado por el desarrollo de las Tecnologías de Información y Comunicación amplió el foco sobre la búsqueda de visibilidad de publicaciones en el campo científico, elevando el grado de relevancia de aspectos como do reconocimiento académico de investigadores, resultando en el cuestionamiento de las medidas tradicionales de evaluación de impacto académico. Lo objecto de este estudio és identificar la visibilidad de parte de la producción científica brasileña de Ciencia de la Información, a partir de las revistas científicas clasificado en la BRAPCI - Base de Datos Referenciales de Artículos de Revistas de la Ciencia de la Información, con el uso de datos de indicadores altmétricos de servicios de redes sociales en línea y bases de datos vinculadas a sitios web de gestión de referencias. Se constató que los datos altmétricos aún tienen baja adherencia en el contexto de las revistas científicas brasileñas relacionadas con la Ciencia de la Información. Entre los factores envueltos se destaca la inexistencia de identificadores en aproximadamente el ochenta por ciento de las revistas científicas indexadas por la BRAPCI y la baja identificación de menciones en publicaciones en los servicios de redes sociales en línea. Se concluye que estas métricas alternativas para complementar las tradicionales necesitan de profundización teórica y se destaca, como requisito, la necesidad de instrumentalización técnica por parte de los editores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, UNESP - Universidad Estatal Paulista

Possui Graduação em História (2008), orientação em História Social pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É professor do Curso de Biblioteconomia e Documentação Escola Superior de Jornalismo de Moçambique. Membro fundador da Associação de Ciências da Comunicação e Informação de Moçambique (ACICOM);Colabora com a Biblioteca Nacional de Moçambique no âmbito da formação dos funcionários do Estado em Gestão de documentos e Arquivos Públicos. Na pesquisa atua, fundamentalmente, nas áreas de bibliotecas universitárias, mediação, competência informacional e comportamento informacional; Gestão documental e de arquivos públicos e comunicação científica.

Fernando de Assis Rodrigues, UNESP - Universidad Estatal Paulista

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Especialista em Sistemas para Internet pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Membro dos grupos de pesquisa Novas Tecnologias em Informação - GPNTI (UNESP), Informação, Dados e Tecnologia - IDT (USP) e Dados e Metadados (UFSCar). Colaborador do Projeto de Extensão Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF). Atua nas áreas da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Bancos de Dados, Tecnologia de Informação e Comunicação e Ambientes Informacionais Digitais, focado principalmente nos seguintes temas: Privacidade, Redes Sociais, Coleta de Dados, Acesso a Dados, Linked Data, Linked Open Data, Metadados, Internet Applications, Linguagens de Programação, Banco de Dados e Bases de Dados, Governo eletrônico, Open Government Data e Transparência Pública.

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, UNESP - Universidad Estatal Paulista

Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Engenharias - FCE, Campus de Tupã, em regime de dedicação exclusiva, onde é Coordenador Local do CENEPP-Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas e Ouvidor Local. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, Mestrado em Ciência da Informação (2002), Doutorado em Ciência da Informação (2008) e Livre-Docente em Sistemas de Informações Gerenciais pela UNESP (2017). Possui especializações em Orientação à Objetos (1996) e Gestão de Sistemas de Informação (1998). Parecerista ad hoc de periódicos e de agências de fomento. Membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação GPNTI-UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados ao Ciclo de Vida dos Dados, Transparência e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã, onde coordenou curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas por dez anos e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor, integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004.

Helen de Castro Silva Casarin, UNESP - Universidad Estatal Paulista

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é professor Adjunto III do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq e líder do grupo de pesquisa "Comportamento e competência informacionais". Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento informacional, competência informacional e biblioteca escolar.

Publicado

2019-02-04

Cómo citar

Manhique, I. L. E., Rodrigues, F. de A., Sant’Ana, R. C. G., & Casarin, H. de C. S. (2019). Indicadores de altmetría en revistas científicas brasileñas de Ciencia de la Información. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(2), 515–532. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.9156

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.