Projetos inovadores nas escolas municipais de Seara por meio de suas bibliotecas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.33862

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Inovação, Santa Catarina, Leitura

Resumo

A pesquisa tem como objetivo diagnosticar os projetos desenvolvidos nos espaços das bibliotecas escolares do município de Seara, Santa Catarina. No que tange aos procedimentos metodológicos a pesquisa é um estudo de casos, com entrevista estruturada, classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e levantamento bibliográfico para fundamentação teórica. A coleta de dados foi realizada com duas coordenadoras da secretária de educação do munícipio, além dos cinco responsáveis pelos projetos nas bibliotecas das escolas. Como resultado são apresentados os projetos com as características dos espaços, atividades e impactos. Explana sobre a disponibilidade de tecnologias, organização do acervo, contribuição do bibliotecário, que ainda é ausente nas bibliotecas escolares do município. Conclui-se que os espaços são bonitos e aconchegantes, com acervo atualizado para encantar os alunos. Dentre as atividades desenvolvidas nos projetos, o foco é para as aulas de leitura, tendo destaque para o empréstimo de livros, contação de história, apresentação de teatro, disponibilidade de livros para as famílias e comunidade e outras atividades específicas de cada projeto. Os impactos dessas ações são percebidos na maior participação dos estudantes que interagem mais com a leitura, e apresentam melhor desempenho nas disciplinas.

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Biografia do Autor

Marinês Martins de Oliveira, Prefeitura Municipal de Seara, Seara, SC, Brasil

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó(Unochapecó). Servidora da Prefeitura Municipal de Seara-SC na função de Agente de Atividades Gerais.

Jéssica Bedin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Informação (2017), especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (2015) e bacharel em Biblioteconomia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa do grupo de pesquisa Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação. Atua como Professora e Coordenadora do curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Priscila Machado Borges Sena, Universidade Federal de São Carlos, Instituto de Tecnologia e Informação, São Carlos, SP, Brasil

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. Especialista em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistema de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação, gestão documental, gestão da informação, gestão do conhecimento, bibliotecas universitárias na educação a distância e bibliotecas escolares. Participou do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS) e, do Grupo de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura (GEBBEL). Integra o Grupo de Pesquisa Via Estação do Conhecimento (VIA) e, o Instituto de Pesquisas Biblion (BIBLION). Atuou como Professora Substituta de 2015 a 2016 no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ministrou as disciplinas: Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos; Empreendedorismo I; Pesquisa em Biblioteconomia; Serviços de Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento; Normalização da Documentação; Pesquisa Bibliográfica; Memória, Patrimônio e Pesquisa; Gestão da Informação e Arquivo. Sua tese de doutorado, sob a orientação da professora doutora Ursula Blattmann, versou sobre Fontes de Informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid, sob a orientação do professor doutor José Antonio Moreiro González. Está Editora de Relacionamento na Revista ACB, Diretora de Formação Política e Profissional (Gestão 2020-2023) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), e Bibliotecária Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª região (CRB 14). 

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Oliveira, M. M. de, Bedin, J., & Sena, P. M. . B. (2021). Projetos inovadores nas escolas municipais de Seara por meio de suas bibliotecas . Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 679–701. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.33862