Projetos inovadores nas escolas municipais de Seara por meio de suas bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.33862Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Inovação, Santa Catarina, LeituraResumo
A pesquisa tem como objetivo diagnosticar os projetos desenvolvidos nos espaços das bibliotecas escolares do município de Seara, Santa Catarina. No que tange aos procedimentos metodológicos a pesquisa é um estudo de casos, com entrevista estruturada, classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e levantamento bibliográfico para fundamentação teórica. A coleta de dados foi realizada com duas coordenadoras da secretária de educação do munícipio, além dos cinco responsáveis pelos projetos nas bibliotecas das escolas. Como resultado são apresentados os projetos com as características dos espaços, atividades e impactos. Explana sobre a disponibilidade de tecnologias, organização do acervo, contribuição do bibliotecário, que ainda é ausente nas bibliotecas escolares do município. Conclui-se que os espaços são bonitos e aconchegantes, com acervo atualizado para encantar os alunos. Dentre as atividades desenvolvidas nos projetos, o foco é para as aulas de leitura, tendo destaque para o empréstimo de livros, contação de história, apresentação de teatro, disponibilidade de livros para as famílias e comunidade e outras atividades específicas de cada projeto. Os impactos dessas ações são percebidos na maior participação dos estudantes que interagem mais com a leitura, e apresentam melhor desempenho nas disciplinas.
Downloads
Referências
BARI, Valéria Aparecida; BISPO, Isis Carolina Garcia; SANTOS, Melânia Lima. A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor. Convergências em Ciência da Informação, Sergipe, v. 1, n. 2, p. 49-56, 2018.
FACHIN, Juliana; BLATTMANN, Ursula. Avaliação das fontes de informação. In: BLATTMANN, Ursula; VIANNA, William Barbosa. Inovação em escolas com bibliotecas. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2016.
BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. 2010.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de Bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009.
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA CFB. Resolução CFB 220/2020, de 13 de maio de 2020. Brasília: CFB, 2020. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/1349/1/Resolu%c3%a7%c3%a3o%20220%20Par%c3%a2metros%20biblioteca%20escolar%20%281%29.pdf Acesso em: 13 nov. 2020.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS – IFLA. Diretrizes da IFLA
para a biblioteca escolar. 2015. Disponível em:
https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf Acesso em: 13 nov. 2020.
FONSECA, Edson Nery. Introdução à biblioteconomia. Briquet de Lemos Livros, 2007.
DUTRA, Andreza Rimar et al. A biblioteca escolar como agente incentivador da leitura: o caso dos alunos do ensino médio da escola pública Estadual Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC) e a análise de seus hábitos de leitura. Biblionline, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 38-48, 2016.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil–UAB/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2009.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Cidades e Estados, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/seara/panorama Acesso em: 05 fev. 2020.
IDEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Painel Educacional Municipal, 2019. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard&PortalPath=%2Fshared%2FIntegra%C3%A7%C3%A3o%2FPain%C3%A9is%20Municipais%2FPainel%20Educacional%20Municipal&Page=Contexto%20-%20anos%20iniciais%20-%20socioeconomico&P1=dashboard&Action=Navigate&col1=%22Localidade%20Munic%C3%ADpio%22.%22Nome%20Uf%22&val1=%22SANTA%20CATARINA%22&col2=%22Localidade%20Munic%C3%ADpio%22.%22Nome%22&val2=%22SEARA%22&psa2=%22INEP%20-%20Integra%C3%A7%C3%A3o%22 Acesso em: 26 out. 2020
JORNAL SEAREIRO. Breve Histórico de Seara. Seara SC, 2014.Disponível em:http://pequenoseareiro.blogspot.com/2014/10/breve-historico-de-seara_88.html Acesso em: 19 ago. 2019.
LANKES, David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: FEBAB, 2016.
MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão!: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Autêntica Editora, 2009.
MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Bibliotecas escolares: uma trajetória de luta, de paixão e de construção da cidadania. In: MORO, Eliane Lourdes da Silva; et al. Biblioteca escolar: presente. Porto Alegre: Evangraf, 2011.
MORAES, Lourdes de Souza. Bibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 22-33, 2008.
NOGUEIRA, Carine Rodrigues; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Dos caminhos e descaminhos da biblioteca escolar: reflexões e perspectivas de atuação no âmbito da mediação da leitura e formação de leitores. Revista Folha de Rosto, Ceará, v. 2, p. 22-30, 2016.
OLIVEIRA, Thelma Regina Fonseca de; CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman. Biblioteca escolar: espaço que cria laços de pertencimento. Biblionline, João Pessoa, v. 13, n. 3, p.30-42, 2017.
OLIVEIRA, Debora Santos de Oliveira; SOUZA, Elisabete Gonçalves de. Biblioteca escolar e regime de informação: a lei n.º 12.244/2010. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/759 Acesso em: 13 nov. 2020.
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ Acesso em: 17 set. 2019.
ROSA, Rosemar; ESTEVAM, Humberto Marcondes; BESSA, José Antônio (Org.). A biblioteca no contexto escolar. Uberaba: Impresso no Brasil, 2014. 160 p.
SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marinês Martins de Oliveira, Jéssica Bedin, Priscila Machado Bortes Sena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.