Análise da produção científica sobre competência informacional no contexto da ciência da informação no Brasil

Autores

  • Fabíola Maria Siqueira Rocha Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG Brasil https://orcid.org/0000-0003-4461-1586

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.37993

Palavras-chave:

Ciência da informação, Comunicação científica, Competência em informação

Resumo

O objetivo desta pesquisa de mestrado foi em analisar a produção científica sobre competência informacional no contexto da Ciência da Informação no Brasil, veiculada por meio dos artigos indexados na BRAPCI e as teses e dissertações disponibilizadas nas bibliotecas digitais de teses e dissertações ou nos repositórios institucionais dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI´s). Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados revelam que no período de 17 anos, identificou-se 68 teses e dissertações em 10 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Um total de 158 artigos veiculados em 34 revistas científicas indexadas na BRAPCI no período de 2000 a 2017. A Temática foi mais expressiva nos PPGCI´s da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) com 17 (25%) publicações, Universidade de Brasília (UnB) com 12 (17,6%) publicações e Universidade Federal da Bahia (UFBA) com 10 (14,7%) publicações. Verifica-se uma grande diversidade de pesquisadores que orientaram, somente, um trabalho ou que publicaram um único artigo, que mostra uma dispersão da produtividade. A competência informacional é uma temática recente no Brasil e ainda não tem coesão e preferências de seus pesquisadores quanto aos problemas importantes a serem estudados no Brasil.  

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Biografia do Autor

Fabíola Maria Siqueira Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) , licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2021), mestrado em gestão & organização do conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior na faculdade UniBF. Fez estágios em bibliotecas e foi bolsista de iniciação científica. Trabalhou como arquivista jurídica e bibliotecária escolar no Instituto Padre Machado e Piaget. Ministrou a disciplina Competência Informacional no estágio docência do mestrado no curso de biblioteconomia da escola de Ciência da Informação da UFMG com duração de 30 h. Interessa pelas seguintes temáticas: biblioteca escolar, estudo bibliométrico, periódico científico , comunicação científica, competência informacional, estudos de usuários. leitura, biblioterapia dentre outros assuntos

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

Rocha, F. M. S. (2022). Análise da produção científica sobre competência informacional no contexto da ciência da informação no Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 52–75. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.37993

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