Contribución del software Nvivo en la evaluación de una asignatura con contenido en un entorno virtual de aprendizaje

Autores/as

  • Regiane Piontkewicz Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil
  • Eloni dos Santos Perin Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil
  • Maria do Carmo Duarte Feitas Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil
  • Ricardo Mendes Junior Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31239

Palabras clave:

Nvivo. análisis de contenido. análisis cualitativo. evaluación de enseñanza-aprendizaje.

Resumen

El análisis de datos cualitativos ha despertado un interés creciente por parte de los investigadores, principalmente en el área de las ciencias sociales. Al mismo tiempo, el volumen de estos datos ha crecido hasta tal punto que ha favorecido la aparición de herramientas para ayudar en su tratamiento. Entre ellos, está el software NVivo, que es aceptado por los investigadores. Este artículo tiene como objetivo analizar la contribución del software NVivo en la evaluación de una asignatura con contenido en un entorno de aprendizaje virtual. Para ello, se utilizaron los materiales y debates disponibles en la asignatura de Métodos Cualitativos de Investigación en Información y Conocimiento, impartidos a nivel de postgrado de una universidad pública del Sur de Brasil. Los foros de discusión se organizaron en archivos, que constituyeron el corpus de análisis de la investigación, con un total de 21 archivos, que fueron leídos y categorizados de acuerdo con las categorías y unidades propuestas por Bardin. El uso de NVivo facilitó la tarea de codificación, así como también permitió crear gráficos y matrices que contribuyeron a la interpretación de los resultados, siendo los principales: a) predominio en las discusiones sobre temas relacionados con la recolección de datos, con énfasis en las técnicas de entrevista, narrativa y grupo focal; b) hay diferentes tipos de contribuciones e interacciones entre estudiantes; c) preocupación de los estudiantes por tener un enfoque completo en la producción de textos para los foros; d) una mayor disponibilidad de materiales no significa una mayor contribución a las discusiones de los temas. Con base en los resultados encontrados, es posible afirmar que el uso del software para realizar el análisis de contenido de los textos producidos por los estudiantes contribuye al maestro en la evaluación de la asignatura, de modo que se puedan hacer ajustes para la planificación de la asignatura para la seguiente oferta, además de contribuir al proceso de evaluación de los propios alumnos.

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Biografía del autor/a

Regiane Piontkewicz, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Gestão Contábil-Financeira pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (2002) e em Tecnologia em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Pesquisa sobre competência docente digital no ensino superior, formação de professores, tecnologia na educação, ensino em contabilidade, contabilidade gerencial.

Eloni dos Santos Perin, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda em Gestão da Informação - UFPR. Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR (2017). Especialização em Gestão Pública -UEPG (2014), Bacharelado em Administração Pública UEPG/UAB (2013), Especialização em Educação - Psicopedagogia IBPEX (2002) e Graduação em Licenciatura em Matemática com Habilitação em Física - UEPG (1998). Professora pertencente ao Quadro Próprio do Magistério (2003) e PDE (2013) na Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Experiência na área de Educação, nos níveis Fundamental, Médio e Técnico, com atuação nas áreas de Matemática, Física geral e Educação Profissional nos cursos Técnicos em Administração, Logística, Contabilidade, Edificações e Meio Ambiente. Atualmente atuando com Currículo e Formação de Professores no NRE em Ponta Grossa - PR. Pesquisa nas áreas de Educação, Administração Pública, Gestão da Informação, Formação de Professores e Competências Digitais.

Maria do Carmo Duarte Feitas, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Professora Associada da UFPR, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção UFSC, Pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e também da Pós-graduação em Engenharia e Construção Civil. Pesquisa sobre Criatividade, Produtos e serviços inovadores, Engenharia do Conhecimento e da Informação, Lean Thinking ”“ Lean Office, Lean Information Flow, Economia Circular, Informação e Sustentabilidade, Educação Corporativa, Gestão por competências e Gestão da Tecnologia na Educação. É colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor ”“ NITS. Pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Mídias Digitais ”“ LabMidi.

Ricardo Mendes Junior, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Professor Aposentado da Universidade Federal do Paraná (Engenharia Civil e Engenharia de Produção). Atua no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da UFPR (PPGGI) nos seguintes temas de pesquisa: Tecnologia da Informação e Comunicação, Machine Learning e Redes Neurais Artificiais Aplicados, Engenharia da Informação, City Information Modeling (CIM), Ciência Aberta, Dados Abertos, Governo Aberto, Participação Pública. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Interesse em produção colaborativa, mapeamento colaborativo, crowd sourcing, crowd collaboration, economia colaborativa e economia solidária, gestão pública participativa.

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Publicado

2020-04-29

Cómo citar

Piontkewicz, R., Perin, E. dos S. ., Feitas, M. do C. D. ., & Mendes Junior, R. (2020). Contribución del software Nvivo en la evaluación de una asignatura con contenido en un entorno virtual de aprendizaje. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 652–669. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31239

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