La información como objeto de estudio: historia de los cursos de postgrado en Ciencias de la Información de la Universidad de Brasilia

Autores/as

  • Kira Tarapanoff Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil
  • Lillian Alvares Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.19163

Palabras clave:

Archivologia. Biblioteconomía. Doctorado. Maestría. Museología. Investigación. Universidad de Brasilia.

Resumen

Describe el contexto, creación y trayectoria de los cursos de postgrado de la actual Facultad de Ciencia de la Información de la Universidad de Brasilia. En la génesis e histórico de la creación de su Maestría en Biblioteconomía y Documentación, se detiene en las principales líneas de investigación que orientaron el desarrollo de sus disertaciones, con destaque para algunos trabajos. En su evolución, describe la creación del Doctorado y la integración de las varias áreas que tienen como objeto de estudio la información, como la Biblioteconomía, Archivología y Museología, colocadas bajo un mismo paraguas de postgrado en Ciencia de la Información. Analiza cuantitativamente el período de 2006 a 2018, con vistas sobre temáticas de investigación y defensas realizadas en su maestría y doctorado. Concluye la necesidad de integrar y anticipar de forma continua y adecuada a las nuevas necesidades informacionales de usuarios y organizaciones, frente a los cambios tecnológicos y culturales de la sociedad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kira Tarapanoff, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1969), mestrado em Biblioteconomia pela Emory University / School of Librarianship (1975) e doutorado em Estudos e Ciência da Informação pela Sheffield University / Faculty of Education (1981). Atualmente é pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília,. Foi pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico,, CNPq. É consultora "ad hoc" da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Fez parte do CTC do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Prestou consultoria a várias instituições, dentre elas a Organização Pan Americana de Saúde, OPAS/OMS, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MDIC/STI e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict. Seu interesse profissional recai em áreas como: Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação, Inteligência Organizacional e Competitiva, Gestão do Conhecimento (com ênfase em Comunidades de Prática, Educação Corporativa e Aprendizado ao longo da vida em corporações), Sustentabilidade corporativa, Inclusão Digital e sobre o Profissional da Informação (perfil, formação e atuação).

Lillian Alvares, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil

Pós-doutorado em Sistemas Cognitivos pela Escola Superior de Tecnologia i Ciències Experimentals da Universitat Jaume I, Espanha. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e pela Université du Sud Toulon-Var (Doctorat de Sciences de l´Information et de la Communication) em regime de cotutela em 2010. Especialista em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em 2001. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1997) e Graduada em Engenharia Mecânica (1990) pela mesma universidade. Trabalhou na Fundação Centros de Referência em Tecnologia Inovadora (Certi); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), desde 2006, onde ocupou os cargos de Coordenadora do Curso de Bacharelado em Museologia de abril de 2010 a abril de 2012 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf/UnB) de junho de 2012 a janeiro de 2014. Membro do Conselho Fiscal da Ancib na gestão de 2006-2008. Vice-Presidente da Ancib na gestão 2012-2014. De fevereiro de 2014 a janeiro de 2018 ficou cedida ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para assumir a Coordenação-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados, que inclui o Programa de Acesso Aberto à Informação Científica, o Programa de Bibliografia e Documentação e o Programa de Publicações Científicas.

Publicado

2018-11-14

Cómo citar

Tarapanoff, K., & Alvares, L. (2018). La información como objeto de estudio: historia de los cursos de postgrado en Ciencias de la Información de la Universidad de Brasilia. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(1), 262–289. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.19163

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.