El comportamiento informacional del elector bajo la perspectiva de la democracia brasileña

Autores/as

  • Leonardo Pereira Pinheiro de Souza Universidade Estadual Paulista, Programam de Pós-graduação em Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista, Programam de Pós-graduação em Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Cássia Regina Bassan de Moraes Faculdade de Tecnologia Garça, Garça, SP, Brasil
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10437

Palabras clave:

Comportamiento informacional., Democracia., Estudios de usuarios., Información política.

Resumen

Ante los reveses ocurridos a lo largo de la historia de la democracia brasileña y de la importancia de proporcionar el empoderamiento de la población, se puede afirmar que el voto es un instrumento valioso para el ciudadano operar cambios ante una condición de fragilidad. En esa perspectiva, se parte de las siguientes indagaciones: ¿cuáles son las prioridades de los electores? ¿Los electores están bien informados en relación a los candidatos que postulan los cargos políticos? ¿Cuáles son las fuentes de información más utilizadas para conocer a los candidatos y las propuestas? Se pretende analizar los patrones de comportamiento informacional del elector, elucidando los modos como éste se prepara para votar mediante la búsqueda y el uso de información. Para ello, se realizó una investigación de naturaleza cuantitativa y exploratoria con trescientos electores de todas las regiones brasileñas, por medio de cuestionarios. Se constató que el comportamiento informacional del elector es influenciado por distintos aspectos socioeconómicos. Se constató que, en la clase social más baja hay una urgente necesidad de apropiación efectiva de la información para efectuar el voto consciente, mientras que el extracto social más alto necesita vencer el escepticismo en cuanto al poder transformador del voto.

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Biografía del autor/a

Leonardo Pereira Pinheiro de Souza, Universidade Estadual Paulista, Programam de Pós-graduação em Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Pós-graduado lato sensu em Computação, desenvolvimento de software para web pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Estadual de Tecnologia, FATEC.

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Programam de Pós-graduação em Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade Estadual de Tecnologia, FATEC.

Cássia Regina Bassan de Moraes, Faculdade de Tecnologia Garça, Garça, SP, Brasil

  Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Atualmente exerce o cargo de Diretora da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC - Garça).  Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional" da FFC - Unesp - Marília.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

  Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional. Líder do Grupo de Pesquisa ?Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

Ieda Pelogia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012). Áreas de concentração: gestão da informação e do conhecimento, serviços de referência e informação, redes de informação, base de dados, administração de varejo, sistemas de informação, comércio e governo eletrônico.

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Publicado

2018-07-20

Cómo citar

Souza, L. P. P. de, Santos, B. R. P. dos, Moraes, C. R. B. de, Valentim, M. L. P., & Damian, I. P. M. (2018). El comportamiento informacional del elector bajo la perspectiva de la democracia brasileña. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(3), 707–728. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10437

Número

Sección

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