The skills of the reference library in front of the post-custodial paradigm

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.24073

Keywords:

Reference and information service, professional skills, reference librarian, paradigms of information science

Abstract

The article discusses the competences of the reference librarian front the post-custodial paradigm with the objective of pointing out attributes that enhance the development of competences and apply them to librarians who work in the reference and information service. It makes brief considerations about the phenomenon "information", addressing the emergence of Information Science and the custodial and post-custodial paradigms addressed by Malheiro and Ribeiro (2011). It shows concepts and characteristics of the service of reference and information, considering the influence of the technological tools in the developed activities. It points to competence management presented by Thomas Durand (2006) through the trinomial knowledge, skill and attitude (CHA). It is a theoretical study, based on bibliographic research that used authors such as Hjorlan and Capurro (2007), Zins (2007), Araújo (2014), Malheiro and Ribeiro (2011), Grogan (1995) and others. It concludes that the librarian needs to know what to report, how to use the tools to inform and have attitude to carry out the reference process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago Pinheiro Ramos de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe.  Membro do Grupo de Pesquisa Estudo de Usuário da Informação. Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e da Comissão de Acompanhamento e Operacionalização do Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal do Ceará.  

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Pós doutoranda da Universidade de São Paulo (USP). Doutora pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP; Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará. Coordena o projeto de pesquisa na área de estudos de usuários da informação. Participa de dois grupos de pesquisa do Departamento de ciências da informação. O de Gestão da Informação e Sociedade e o de Mediação em Ambientes de Informação (CMAI). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em INFORMAÇÃO E SOCIEDADE, atuando em ambientes informacionais, principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, usuários da informação, pesquisa, informação, ensino da biblioteconomia; bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e comunitárias; além de bibliotecas universitárias, competência e mediação em informação. Professora associada da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em INFORMAÇÃO E SOCIEDADE, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, informação e cidadania, competência em informação, usuários da informação, bibliotecas públicas e comunitárias, bibliotecas escolares, gestão e biblioteca universitária. Atualmente coordena e atua no projeto de pesquisa "estudo de usuários como subsídio para mediação significativa da informação em bibliotecas universitárias.

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2007). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC), e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC).Tem experiência em temas relacionados a processos ensino-aprendizagem, práticas informacionais, mediação e uso da informação, aspectos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação.

Published

2019-10-02

How to Cite

Oliveira, T. P. R. de, Costa, M. de F. O., & Nunes, J. V. (2019). The skills of the reference library in front of the post-custodial paradigm. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 38–55. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.24073

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.