A evolução epistemológica do conceito de avaliação documental na arquivística e sua importância para a construção da memória
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v5.n1-2.2012.1724Keywords:
memory, document evaluation, macrovaluation, archivistsAbstract
Este trabalho revisita o conceito e o processo de avaliação documental e sua influência na construção da memória. Apresenta uma análise nas relações entre a memória e os sistemas de arquivos, bem como a materialidade dessa memória, o documento. Realiza uma revisão epistemológica na literatura Arquivística a fim de comparar correntes de pensamentos clássicas e pós-modernas, acerca da avaliação documental e do conceito de Macroavaliação proposto por Terry Cook, também reflete sobre a neutralidade dos arquivistas no referido processo. Conclui que a avaliação documental pode ser considerada como um dos elementos responsáveis pela construção da memória institucional ou social, uma vez que garante o encaminhamento dos documentos de valor histórico ao arquivo permanente contribuindo com a formação do patrimônio arquivístico, e ainda que o arquivista emprega, consciente ou inconscientemente, seus atributos pessoais e profissionais na execução das suas tarefas, portanto, não pode ser considerado um profissional neutro ou imparcial.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.