Avaliação de impacto social de bibliotecas públicas
proposição de indicadores de mensuração
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v18.n2.2025.57992Palavras-chave:
Inclusão digital, Avaliação participativa, Bibliotecas públicas, Políticas culturaisResumo
Este artigo tem como objetivo propor um conjunto de indicadores para avaliar o impacto social de bibliotecas públicas. Adota uma abordagem qualitativa baseada em uma revisão sistemática da literatura, complementada por uma análise temática e validação por especialistas. Vinte indicadores são agrupados em cinco dimensões: inclusão digital, alfabetização informacional, coesão social, participação cívica e bem-estar subjetivo. Os resultados mostram que esses indicadores refletem transformações sociais significativas, muitas vezes invisíveis em avaliações tradicionais. A estrutura proposta permite que os critérios analíticos sejam adaptados a diferentes contextos locais. Também promove uma cultura reflexiva e participativa entre os profissionais da informação. O estudo conclui que a avaliação social aprimora a função democrática das bibliotecas públicas e fortalece sua legitimidade nas políticas públicas contemporâneas.
Downloads
Referências
AABØ, S. The role and value of public libraries in the age of digital technologies. Journal of Librarianship and Information Science, v. 37, n. 4, p. 205–211, dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0961000605057855. Acesso em: 14 abr. 2025.
AABØ, S.; AUDUNSON, R. Use of library space and the library as place. Library & Information Science Research, v. 34, n. 2, p. 138–149, abr. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lisr.2011.06.002. Acesso em: 17 abr. 2025.
ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational Learning II: theory, method, and Practice. Reading, MA.: Addison-Wesley, 1996.
AUDUNSON, R. et al. Public libraries, social capital, and low-intensive meeting places. Information Research, v. 12, n. 4, paper colis31, 2007.
AUDUNSON, R. The public library as a meeting‐place in a multicultural and digital context. Journal of Documentation, v. 61, n. 3, p. 429–441, jun. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00220410510598562. Acesso em: 04 abr. 2025.
BERTOT, J. C.; JAEGER, P. T.; HANSEN, D. The impact of polices on government social media usage: Issues, challenges, and recommendations. Government Information Quarterly, v. 29, n. 1, p. 30–40, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.giq.2011.04.004. Acesso em: 05 abr. 2025.
BIBLIOTECA NACIONAL DE COLOMBIA. Red Nacional de Bibliotecas Públicas: balance de gestión 2019-2022. Bogotá: Ministerio de Cultura, 2022. Disponível em: https://bibliotecanacional.gov.co. Acesso em: 22 jun. 2025.
BOOTH, A.; PAPAIOANNOU, D.; SUTTON, A. Systematic approaches to a successful literature review. Los Angeles: Sage, 2016.
BOURDIEU, P. Les règles de l’art. Paris: Seuil, 1993.
BOVENS, M. Analysing and Assessing Accountability: A Conceptual Framework. European Law Journal, v. 13, n. 4, p. 447–468, jul. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1468-0386.2007.00378.x. Acesso em: 14 mar. 2025.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Referenciais de excelência em gestão pública: GESPÚBLICA. Brasília: MPOG, 2009. Disponível em: http://www.gespublica.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2025.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 14 mar. 2025.
CEZAR, W. Bibliotecas públicas e transformações sociais: contribuições da biblioteconomia crítica brasileira. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 85-102, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3232. Acesso em: 20 jun. 2025.
COULTER, A. Engaging patients in healthcare. Maidenhead, Berkshire, England: Mcgraw Hill/Open University Press, 2011.
DALI, K.; CAIDI, N. Diversity by Design. The Library Quarterly, v. 87, n. 2, p. 88–98, abr. 2017.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FERRAZ, M. N. O papel social das bibliotecas públicas no século XXI e o caso da superintendência de bibliotecas públicas de Minas Gerais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. especial, p. 18–30, dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2280. Acesso em: 22 jun. 2025.
FERREIRA, F. B.; SANDRA. A responsabilidade social dos bibliotecários em bibliotecas públicas dimensões e ações. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 19, p. e021022, 9 jun. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdbci/a/fQBLxgDvd746Tjy6pRGptdJ/?lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2025.
FUNG, A. Varieties of Participation in Complex Governance. Public Administration Review, v. 66, n. s1, p. 66–75, dez. 2006.
GAGNON, C. L’évaluation qualitative participative: une démarche d’intelligence collective. Québec: Les Éditions de l’IQRC, 2017.
GARNIER, P.; MÉADEL, C. Les politiques de communication. Paris: Presses Universitaires de France, 2012.
GOULDING, A. Public Libraries in the 21st Century: Defining Services and Debating the Future. London: Taylor and Francis, 2016.
GRANOVETTER, M. The Strength of Weak Ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6, p. 1360–1380, 1973.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Competing paradigms in qualitative research. In: Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. (Eds.), Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994. p. 105–117.
HONNETH, A. La lutte pour la reconnaissance. Paris: Cerf, 1995.
IFLA. Acesso e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas. Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, 2016.
IFLA. Libraries and the UN 2030 Agenda. International Federation of Library Associations and Institutions, 2019.
JAEGER, P. T.; BERTOT, J. C. Responsibility rolls down: Public libraries and the social and policy obligations of ensuring access to e-government and government information. Public Library Quarterly, v. 29, n. 1, p. 1-30, 2011.
LINLEY, R.; USHERWOOD, B. New measures for the new library: A social audit of public libraries. London: British Library Research and Innovation Centre, 1998.
MCMENEMY, D. What is the true value of a public library? Library Review, v. 56, n. 4, p. 273–277, 24 abr. 2007.
NUSSBAUM, M. Creating capabilities: The human development approach. Cambridge: Harvard University Press, 2011.
PATTON, M. Q. Developmental evaluation: Applying complexity concepts to enhance innovation and use. New York: Guilford Press, 2011.
PARRA-VALERO, P. Bibliotecas comunitarias, cuando la comunidad toma en sus manos la lectura y los libros. Anuario ThinkEPI, v. 18, 21 set. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2024.e18a18. Acesso em: 22 jun. 2025.
PAWSON, Ray; TILLEY, Nick. Realistic evaluation. London: Sage Publications, 1997.
PUTNAM, R. D. Bowling Alone: The Collapse and Revival of American Community. New York: Simon & Schuster, 2000.
SEN, A. Development as Freedom. Oxford: Oxford University Press, 1999.
VAN DIJK, J. A. G. M. The Digital Divide. 2. ed. Cambridge: Polity Press, 2020. Disponível em: https://www.wiley.com/en-us/The+Digital+Divide%2C+2nd+Edition-p-9781509534463. Acesso em: 17 abr. 2025.
VÅRHEIM, A. Trust in libraries and trust in most people: Social capital creation in the public library. Library Quarterly, v. 84, n. 3, p. 258–277, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1086/676487. Acesso em: 07 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Zachary Abramowitz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.













