A evolução epistemológica do conceito de avaliação documental na arquivística e sua importância para a construção da memória

Autores/as

  • Mariana Lousada Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v5.n1-2.2012.1724

Palabras clave:

memoria, evaluación de documentos, macrovaloración, archivistas

Resumen

Este trabalho revisita o conceito e o processo de avaliação documental e sua influência na construção da memória. Apresenta uma análise nas relações entre a memória e os sistemas de arquivos, bem como a materialidade dessa memória, o documento. Realiza uma revisão epistemológica na literatura Arquivística a fim de comparar correntes de pensamentos clássicas e pós-modernas, acerca da avaliação documental e do conceito de Macroavaliação proposto por Terry Cook, também reflete sobre a neutralidade dos arquivistas no referido processo. Conclui que a avaliação documental pode ser considerada como um dos elementos responsáveis pela construção da memória institucional ou social, uma vez que garante o encaminhamento dos documentos de valor histórico ao arquivo permanente contribuindo com a formação do patrimônio arquivístico, e ainda que o arquivista emprega, consciente ou inconscientemente, seus atributos pessoais e profissionais na execução das suas tarefas, portanto, não pode ser considerado um profissional neutro ou imparcial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Lousada, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília/SP/Brasil). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista. Desenvolve estudos nas áreas de Epistemologia na teoria Arquivística e Gestão da Informação.

Cómo citar

Lousada, M. (2013). A evolução epistemológica do conceito de avaliação documental na arquivística e sua importância para a construção da memória. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 5(1-2), 63–78. https://doi.org/10.26512/rici.v5.n1-2.2012.1724

Número

Sección

Artigos