A dimensão teórica do tratamento temático da informação e suas interlocuções com o universo científico da International Society for Knowledge Organization (ISKO)

Autores

  • José Augusto Chaves Guimarães UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v1.n1.2008.940

Palavras-chave:

tratamento temático da informação, gestão do conhecimento

Resumo

Considerando a posição nuclear do Tratamento Temático da Informação (TTI) no universo da Ciência da Informação, dada sua natureza mediadora entre a produção e o uso da informação, observa-se que a construção de seu referencial teórico-metodológico, enquanto área de estudos vem ocorrendo notadamente a partir de três correntes: a da catalogação de assunto (subject cataloguing), de influência norte-americana, a da indexação (indexing), de influência inglesa e a da análise documentária (analyse documentaire), de influência francesa. Nesse contexto, analisam-se as bases histórico-conceituais de cada uma delas, buscando identificar em que medida as mesmas encontram abrigo e espaço de interlocução no contexto da organização do conhecimento, especialmente no universo acadêmico da International Society for Knowledge Organization (ISKO), de modo a contribuir para as reflexões acerca do processo de construção da base epistemológica dessa área de estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Guimarães, J. A. C. (2011). A dimensão teórica do tratamento temático da informação e suas interlocuções com o universo científico da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 1(1), 77–99. https://doi.org/10.26512/rici.v1.n1.2008.940

Edição

Seção

Artigos