Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v1.n1.2008.891Palavras-chave:
informação, cognição, mediação, leituraResumo
Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos.
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