Metadados para coleções e acervos artísticos universitários

Autores

  • Aline Cristina Gomes Ramos Fundação Getúlio Vargas, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9138-1392
  • Daniela Lucas da Silva Lemos Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1565-7366

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47535

Palavras-chave:

Organização da informação, Informação em Arte, Obras de Arte, Universidade, Documentação, Crosswalk

Resumo

O presente trabalho visa explanar parte da pesquisa realizada no mestrado em História, Política e Bens Culturais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, sendo o princípio de um esquema de metadados para documentação de acervos e coleções de arte universitários brasileiros, com base no caso do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Para tanto, estabelece-se o cotejamento de normas e diretrizes, comparando os campos e adotando aqueles com maior índice de repetição e alinhamento semântico à especificidade das obras. Como resultado, apresenta-se uma sistematização com o crosswalk realizado a partir de padrões de documentação a nível nacional e internacional, organizando uma proposta para levantamento e registro do acervo artístico universitário. Conclui-se que a recorrência de um metadado demonstra o grau de importância e forma imprescindível, sendo possível criar um modelo consistente e contemporâneo para o registro da informação em arte. Nesse sentido, a partir das questões apresentadas pelo objeto de estudo e em atendimento às necessidades locais pode ser uma alternativa para garantir a aplicabilidade e manutenção do modelo, levando ao início de um pensamento sobre governança de dados.

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Biografia do Autor

Aline Cristina Gomes Ramos, Fundação Getúlio Vargas, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC). Graduada em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (2017) e em Arquitetura e Urbanismo (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é técnica em restauração da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, restaurações diversas, critérios de conservação-restauração, conservação preventiva, gestão de acervos, documentação museológica e tratamento emergencial no caso de sinistros. Membro do Conselho Editorial da Revista Mosaico (Rio de Janeiro) desde setembro de 2021, atuando como Editora-Chefe a partir de outubro de 2022, até o momento.

Daniela Lucas da Silva Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Professora doutora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem se dedicado em pesquisas voltadas ao aspecto interdisciplinar entre a Ciência de Dados e a Ciência da Informação no que diz respeito a contribuições pontuais para a melhoria da qualidade de dados e metadados em acervos de patrimônio cultural digital, visando infraestrutura informacional adequada para reuso, agregação, busca e recuperação de objetos digitais em rede, incluindo princípios FAIR e de catalogação, técnicas de pré-processamento de dados e aprendizado de máquina.

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Publicado

2023-03-27

Como Citar

Ramos, A. C. G., & Lemos, D. L. da S. (2023). Metadados para coleções e acervos artísticos universitários. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(1), 146–166. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47535

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