Formação para o trabalho: categoria central para a definição da identidade das bibliotecas no contexto da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.53066Palavras-chave:
Bibliotecas profissionalizantes, Educação profissional e tecnológica, Formação de trabalhadores, Tipol.ogia de bibliotecasResumo
Trata do debate sobre a identidade das bibliotecas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O presente trabalho tem como objetivo geral debruçar-se sobre essa temática de maneira a propor uma categoria teórica que possa ser tida como central para a definição da identidade das bibliotecas no contexto da EPT, refletindo a sua singularidade ante às tipologias já existentes. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica. Para efetivar a pesquisa, agrupou-se e discutiu-se os resultados na seguinte ordem: “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, e “Formação de trabalhadores como categoria central para a definição da identidade das bibliotecas na Educação Profissional e Tecnológica”. Conclui-se aqui que a discussão sobre a identidade das bibliotecas no contexto da EPT deve iniciar por entendê-las não como meros setores de apoio dentro das IEPTs, mas como unidades essenciais no processo de educação crítica e integral dos estudantes, tendo como ponto de partida a prática social da formação de trabalhadores. Desta forma, mais do que bibliotecas mistas, multiníveis, técnico-acadêmicas ou educativas públicas, as bibliotecas devem ser entendidas como bibliotecas profissionalizantes.
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