Conhecimento e aplicação da agenda 2030 nas unidades de arquivo das instituições federais de ensino superior da Região Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.41254

Palavras-chave:

Organização das Nações Unidas, Desenvolvimento sustentável, Arquivos, Instituições públicas

Resumo

A Agenda 2030, publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2015, constitui-se em um documento de referência na promoção de ações para o desenvolvimento sustentável, envolvendo aspectos sociais, econômicos e ambientais. Composta por dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abrangem temas como a erradicação da pobreza, educação de qualidade e acesso público à informação. Identifica-se que são elementos que se relacionam, direta ou indiretamente, às atividades desenvolvidas por arquivos. Assim, o objetivo deste estudo foi averiguar se as unidades de arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da região sul do Brasil, por meio dos seus profissionais, possuem conhecimento sobre a Agenda 2030. Os métodos para desenvolvimento da pesquisa pautaram-se na consulta a publicações sobre o tema e coleta de dados nas instituições. Os resultados indicam que o desconhecimento sobre a Agenda 2030 ainda prevalece em muitas unidades de arquivo. Conclui-se que este desconhecimento dificulta o estabelecimento de uma relação objetiva entre as atividades das unidades de arquivo com a promoção do desenvolvimento sustentável preconizado pela Agenda da ONU.

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Biografia do Autor

Murilo Billig Schäfer, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Eva Cristina Leite da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Schäfer, M. B., & Silva, E. C. L. da. (2022). Conhecimento e aplicação da agenda 2030 nas unidades de arquivo das instituições federais de ensino superior da Região Sul do Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(3), 647–668. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.41254

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