Webrings: círculos sociais de blogueiros na web
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.23610Palavras-chave:
Webrings. Blogueiros. Blogosfera.Resumo
O presente artigo objetiva discutir o conceito de webrings e compreender como ocorrem os processos de formação desses círculos sociais de blogueiros na web. Os blogueiros estabelecem relações virtuais entre si, ao lerem mutualmente seus blogs e entrarem em contato por meio de comentários, criando relações virtuais e comunidades. Baseada na etnografia virtual, essa pesquisa consistiu em uma imersão na blogosfera e na posterior realização de entrevistas com uma amostra de oito blogueiras. Os resultados e a discussão sobre os webrings pertencentes à blogosfera ressaltou a interação entre blogueiros, o compartilhamento de informação e as trocas comunicativas que ocorrem dentro desses círculos sociais. Verificou-se que, em grande parte dos casos, os webrings formam-se tanto de forma virtual como presencialmente, por meio de eventos e encontros presenciais. Dessa forma, a investigação de como se dá a formação dos webrings sugere a ampliação do conceito, incorporando a dinâmica atual das relações virtuais que ocorrem com influência das redes socias.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de; VIEIRA, Rosiene Marques. Blogosfera como rede social: análise da interatividade dos blogs de Alagoas. Revista Informe: Estudos em Biblioteconomia e Gestão da Informação, Recife, v. 1, n. 1, p. 65-77, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INF/article/download/44/82 Acesso em: 19 out. 2018.
DI LUCCIO, Flávia; NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Blogs: De diários pessoais a comunidades virtuais de escritores/leitores. Psicologia Ciência e Profissão, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, p. 132-145, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v30n1/v30n1a10Acesso em: 4 set. 2018.
MONTARDO, Sandra Portella; PASSERINO, Liliana Maria . Estudo de blogs a partir da netnografia: possibilidades e limitações.Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 2, 2006. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25065.pdf Acesso em: 9 set. 2019.
PRANGE, Ana Paula Lobão. Da literatura aos blogs: um passeio pelo território da escrita de si. 2003. 129 f. Dissertação (Metrado em Psicologia) ”“ Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4084/4084_1.PDF Acesso em 20 out. 2018.
RECUERO, Raquel da Cunha. Weblogs, Webrings e comunidades virtuais. Revista 404notFound, v. 1, n. 31, 2003. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/artigos.html Acesso em: 13 out. 2018.
RECUERO, Raquel da Cunha. Webrings: As Redes de Sociabilidade e os Weblogs. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 9, n. 11, 2004. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/806/9000 Acesso em: 8 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.