A preservação digital: desafios, experiências e oportunidades

desafios, experiências e oportunidades

Autores

  • Manuela Moro Cabero Universidade de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.10523

Palavras-chave:

Preservaçãodigital

Resumo

A economia digital representa um novo modelo produtivo no qual o profissional da informação deve estabelecer-se como agente facilitador. O objeto de trabalho do profissional mudou do mundo analógico para o digital. Isso significa adotar métodos e dispor de conhecimentos para o seu emprego que permitam preservar o recurso digital durante o tempo necessário. Partindo disso, o gestor deve refletir sobre a natureza e alcance da preservação; deste modo, poderá assumir um papel proativo dirigido a obtenção de um arquivo eletrônico sustentável. O presente estudo tem como finalidade conceituar a preservação ao mesmo tempo que aumenta a sua complexidade. Busca-se alcançar dois objetivos. O primeiro, centra-se em expor as ameaças mais destacadas do recurso digital, enquanto que o segundo consiste em expor o alcance de um plano de atuação, bem como suas atuações básicas. O estudo se caracteriza como de natureza descritiva, baseando-se em fontes bibliográficas e na análise das ferramentas tecnológicas e normativas empregadas na preservação. Os resultados esperados são os seguintes: relação das ameaças mais significativas, identificação dos enfoques necessários para abordar a preservação, reconceitualização da preservação e, finalmente, determinação de formas de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Moro Cabero, Universidade de Salamanca

Profesora titular del Departamento de Biblioteconomía y Documentación de la Universidad de Salamanca y profesora invitada en el Curso de Pos-graduación de la Facultad de Filosofía y Ciencias - UNESP, Brasil. Es miembro del Grupo de Investigación del CNPq: Ged/A-Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos (Brasil) y del Comité Técnico Nacional 50 sobre Información y Documentación de la Asociación Española de Normalización y Certificación (Aenor). Sus publicaciones recientes tratan de la difusión de las normas en España, y de las relaciones de la serie Management system standards (MSS) de la ISO. Es miembro del Observatorio de Prospectiva Archivística y Sociedad de la UC3M.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

Cabero, M. M. (2018). A preservação digital: desafios, experiências e oportunidades: desafios, experiências e oportunidades. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(1), 120–144. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.10523