Inteligência Artificial e o ChatGPT:
perspectivas e desafios para a Classificação Bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.50429Palavras-chave:
Biblioteconomia, Classificação Bibliográfica, ChatGPT, Inteligência ArtificialResumo
Apresenta perspectivas e desafios da aplicação da inteligência artificial na área de Biblioteconomia. Estabelece um recorte na prática biblioteconômica a partir da Classificação Bibliográfica e realiza um estudo comparativo entre os resultados obtidos por meio da classificação realizada por um ser humano e pelo ChatGPT, a ferramenta chatbot utilizada na presente análise. O estudo tem como base instrumental a Classificação Decimal de Dewey e a Classificação Decimal Universal. Os resultados revelaram divergências significativas entre ambos os métodos, expondo potenciais equívocos e alucinações do modelo de inteligência artificial generativa GPT-3.5, estrutura na qual a atual versão gratuita do ChatGPT está baseada. Evidenciam-se desafios e limitações a serem superados para a efetiva aplicabilidade do ChatGPT no contexto da Classificação Bibliográfica, bem como a relevância do/a bibliotecário/a na prática de classificação e análise temática, dado a importância do exercício mental e da análise crítica na interpretação do assunto a ser classificado. Ressalta que o estudo não realiza uma análise exaustiva comparativa. Destaca a necessidade de futuras investigações mais abrangentes com perspectivas distintas de especialistas humanos e modelos de IA.
Downloads
Referências
Almeida, Vergílio. IA Generativa: oportunidades, riscos e governança. 18 maio 2023. Apresentação Power Point. Disponível em: https://iagenerativa.ceweb.br/ Acesso em: 11 jun. 2023.
Andrade, Rodrigo de Oliveira. ChatGPT reacende debate sobre o potencial criativo de sistemas de linguagem natural e as implicações éticas relacionadas ao seu uso. Pesquisa FAPESP, São Paulo, v. 325, n. 17, p.17-22, 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2023/03/016-022_capa-chatgpt_325-Parte-1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023.
Anjos, Liane dos. Sistemas de classificação do conhecimento na filosofia e na biblioteconomia: uma visão histórico-conceitual crítica com enfoque nos conceitos de classe, de categoria e de faceta. 2008. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-10112010-114437/pt-br.php. Acesso em: 29 maio 2023.
Aranalde, Michel Maya. Reflexões sobre os sistemas categoriais de Aristóteles,Kant e Ranganathan. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 1, 2009, p.86-108. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1257. Acesso em: 14 jun. 2023.
Barbosa, Alice Príncipe. Teoria e prática dos sistemas de classificação bibliográfica. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação, 1969. 441p.
Brady, Damian. What developers need to know about generative AI. [S. l.], 2023. Github Blog. Disponível em: https://github.blog/2023-04-07-what-developers-need-to-know-about-generative-ai/. Acesso em: 12 jun. 2023.
Carvalho, Tiago. CDD x CDU: um estudo comparativo. 2018. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/20901. Acesso em: 14 jun. 2023.
CHATGPT - Release Notes: the latest update for ChatGPT. OpenAI, [S. l.], 2023. Disponível em: https://help.openai.com/en/articles/6825453-chatgpt-release-notes#h_2818247821. Acesso em: 17 jun. 2023.
Cortiz, Diogo. Entendendo as alucinações do ChatGPT. Diogo Cortiz, [S. l.], 2023. Disponível em: https://diogocortiz.com.br/entendendo-as-alucinacoes-do-chatgpt/. Acesso em: 2 jul. 2023.
Daugherty, Paul, Ghosh, Bhaskar; Narain, Karthik; Guan, Lan; Wilson, Jim. Uma nova era da IA generativa para todos: a tecnologia que sustenta o ChatGPT vai transformar o trabalho e reinventar as empresas. [S.l.]: Accenture, c2023. Disponível em: https://www.accenture.com/content/dam/accenture/final/accenture-com/document/Accenture-A-New-Era-of-Generative-AI-for-Everyone-PT-v2.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.
Davenport, Thomas H.; Mittal, Nitin. How Generative AI is changing creative work. Harvard Business Review, [S. l.], 2022. Disponível em: https://hbr.org/2022/11/how-generative-ai-is-changing-creative-work. Acesso em: 18 jun. 2023.
Dewey, Melvil. Dewey decimal classification and relative index. 23. ed. Dublin: OCLC, 2011.
Fernandes, Anita Maria da Rocha. Inteligência artificial: noções gerais. [S. l.]: Visual Books, 2005.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 200p.
Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220p.
Gill, Sukhpal Singh; KAUR, Rupinder. ChatGPT: Vision and challenges. Internet of Things and Cyber-Physical Systems, [S. l.], v. 3, 2023, p.262-271. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.iotcps.2023.05.004. Acesso em: 18 jun. 2023.
Lund, Brady D.; WANG, Ting. Chatting about ChatGPT: How may AI and GPT impact academia and libraries?. Library Hi Tech News, [S. l.], v. 40, n. 3, 2023. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4333415. Acesso em: 17 jun. 2023.
Maciel, Leandro. Editorial: ChatGPT and the ethical aspects of artificial intelligence. Revista de Gestão, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 110-112. Disponível em: https://doi.org/10.1108/REGE-04-2023-207. Acesso em: 17 jun. 2023.
Miranda, Marcos Luiz. Instrumentos de Representação Temática da Informação I. Brasília: CAPES: UAB; Rio de Janeiro: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018. 164p.
Piedade, Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.
Russel, Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Sichman, Jaime Simão. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados, v. 35, n. 101, p.37–50, jan. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.004. Acesso em: 14 jun. 2023.
Wang, Skyler; Cooper, Ned; Eby, Margaret; Seo Jo, Eun. From Human-Centered to Social-Centered Artificial Intelligence: Assessing ChatGPT's Impact through Disruptive Events, ArXiv, [S. l.], 2023. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.2306.00227. Acesso em 18 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-28 (2)
- 2024-03-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renata Lima da Silva, Brisa Pozzi de Sousa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.