Metodologías de enseñanza activas aprender al servicio de la información: las bibliotecas universitarias como espacio de aprendizaje

as bibliotecas universitárias como espaço de aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.36636

Palabras clave:

Biblioteca universitária, Espacio de aprendizaje, Metodologia activa

Resumen

Considerando la Biblioteca Universitaria como un espacio de aprendizaje y que el bibliotecario debe acompañar los procesos de enseñanza y aprendizaje y su aplicabilidad en los servicios de referencia, es decir, en el desarrollo de la Competencia en Información como parte integral del entorno pedagógico, este artículo tiene como Objetivo de estudiar la relevancia que juega la Biblioteca Universitaria en el papel de mediadora del proceso de enseñanza-aprendizaje en la educación superior. Se busca comprender el rol del bibliotecario en el contexto del proceso de aprendizaje y su rol pedagógico en la provisión de programas de Competencia Informacional, por lo tanto, es una investigación bibliográfica y descriptiva, con un enfoque cualitativo. Del análisis bibliográfico se puede concluir que los profesionales bibliotecarios necesitan desarrollar habilidades pedagógicas para la aplicabilidad de metodologías activas de enseñanza y aprendizaje, en sus programas de competencia informativa en línea con las propuestas educativas que se ofrecen en las aulas de las IES, de manera eficiente. Y buscando mejorar su perfil, siempre en línea con los cambios que se vienen produciendo en la oferta educativa. El artículo también proporciona ejemplos de metodologías activas, así como posibles medios de aplicabilidad en las actividades ofrecidas por las BU, así como sugerencias de publicaciones para un mayor estudio de cada una.

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Biografía del autor/a

Alessandra Monteiro Pattuzzo Caetano, Centro Universitário Espírito Santenses, Biblioteca, Vitória, ES, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação da UFES, Pós-graduada nas área de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão do conhecimento, Educação e Educação a Distância, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de São Pedro - FAESA (2004). Atualmente Supervisora das Bibliotecas da FAESA Centro Universitário e Membro do Corpo Editorial da Revista Científica da FAESA e do Comitê de Ética da FAESA. 

Cristina Marchetti Maia, Universidade Federal de São Carlos, Biblioteca, Araras, SP, Brasil

Mestra em Ciência da Informação (PPGCI/UFSCar), especialista em Gestão de Unidades de Informação (UNICEP) e bacharela em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFSCar). Atualmente, é bibliotecária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Araras. Atua na área de formação de usuários e tem experiência com as normas de documentação da ABNT, pesquisa acadêmica e Gestor de Referências Mendeley. Está como coordenadora do grupo de trabalho Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE/SIBi/UFSCar) e é uma das docentes do curso na modalidade EAD: Normas ABNT ? Informação e Documentação para pesquisadores, equipes editoriais e bibliotecários (ContendMind). Tem interesse nas temáticas de Competência em Informação e Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem. É membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação (GT-CoInfo) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), criado em maio de 2020.

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espirito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad de Salamanca (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, bibliotecário escolar, educação e comunicação, formação profissional e ensino virtual.

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Publicado

2022-06-25

Cómo citar

Caetano, A. M. P., Maia, C. M., & Pereira, G. (2022). Metodologías de enseñanza activas aprender al servicio de la información: las bibliotecas universitarias como espacio de aprendizaje: as bibliotecas universitárias como espaço de aprendizagem. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 25–51. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.36636

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