A Biblioteca Universitária no Brasil:

o desafio de participação do desenvolvimento científico e tecnológico na segunda metade do século XX.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.35717

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Planejamento bibliotecário, Desenvolvimento científico e tecnológico, Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias

Resumo

Trata de uma contextualização histórica da biblioteca universitária brasileira relacionada ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil contemporâneo. Toma por base a narrativa na prática da História da Ciência, para descortinar a participação da biblioteca universitária no desenvolvimento científico e tecnológico, visto que, a mesma se ambienta na Universidade e um dos esteios fundamentais da pesquisa na Pós-Graduação. Para tanto, passa por um processo de planejamento bibliotecário ao se adequar a ação construtiva para articular a disseminação da informação científica necessária para apoio a pesquisa nacional, pautada na planificação das políticas de desenvolvimento nacional e setorial, no ponto de vista econômico, científico, tecnológico e educacional. Nesse sentido, se faz necessário mudar a realidade da biblioteca universitária considerando uma adequação de sua principal função de transferência de conhecimento voltada a conjuntura do desenvolvimento científico e tecnológico da segunda metade do século XX. Dessa forma, os esforços são orientados na estruturação da biblioteca universitária como planejamento setorial, culminando na segunda metade da década de 1980, com a criação do Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU), que otimiza a participação da biblioteca universitária como suporte as pesquisas nas Universidades, principal vetor do aperfeiçoamento da ciência brasileira.

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Biografia do Autor

Edilene Toscano Galdino dos Santos, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciência da Informação, João Pessoa, PB, Brasil

Doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora (Portugal). Mestra em Biblioteconomia e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Experiência com ênfase em Biblioteconomia.

Eliany Alvarenga de Araújo, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) com bolsa CAPES. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação-NGPTI/UFG. Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Titular na área de Fundamentos Epistemológicos em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenadora do Curso de Gestão da Informação, da Universidade Federal de Goiás-UFG (2019/2020). 

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

Santos, E. T. G. dos, & Araújo, E. A. de. (2022). A Biblioteca Universitária no Brasil: : o desafio de participação do desenvolvimento científico e tecnológico na segunda metade do século XX. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 6–24. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.35717

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