Gestão de dados acadêmicos: a aplicação dos conceitos de governança de dados para melhoria nos processos de utilização das informações do sistema de gestão de dados acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.33872

Palavras-chave:

Sistema acadêmico., Governança., Tecnologia da informação., Governança de dados.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo aplicar os conceitos de governança de dados para identificar oportunidades de melhoria na reutilização dos dados existentes no sistema de gestão acadêmica da universidade, possibilitando melhorar a qualidade dos dados, evitar retrabalhos e garantir a publicação de informações de acordo com a identidade visual da instituição. Quanto aos aspectos metodológicos, está é uma pesquisa aplicada, com caráter exploratório, onde as autoras buscam identificar e explorar os problemas enfrentados e propor uma solução prática para o retrabalho das informações disponibilizadas no sistema acadêmico e publicadas no portal da Universidade. Como resultado, constatou-se a necessidade de criar novos processos, definindo papéis e responsabilidades para promover a integração, organização e agrupamento correto dos dados, garantindo que as informações disponibilizadas estejam sempre atualizadas e não divergentes entre os sistemas.  Compreende-se que as boas práticas da governança de dados e as ferramentas utilizadas na pesquisa contribuíram para identificar oportunidades de melhoria nos processos de utilização dos dados do sistema de gestão acadêmica como informação interna e externa à instituição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Buss, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade da Região de Joinville ”“ UNIVILLE, Joinville, SC, Brasil.

José Francisco Salm Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Administração Pública, Florianópolis, SC, Brasil

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). É professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e pertence ao Departamento de Administração Pública da Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG/UDESC). Atualmente é pesquisador do Instituto Stela onde liderou projetos no Brasil e exterior. Possui registros de software nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e atua como palestrante em eventos internacionais de software (Euro-CRIS e Organização Pan-Americana de Saúde ? WDC) e possui patentes de software na área de saúde. Também publicou trabalhos em anais de eventos, participou do desenvolvimento de 51 produtos tecnológicos. Orientou trabalhos de conclusão de curso nas áreas de administração e ciência da computação.

Fabiana Scherer Metzner, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, SC, Brasil

Tecnólogo em processamento de dados, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville-SC, Brasil.

Daniela de Andrade Rosa, Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Tecnóloga em Redes de Computadores, Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina - Florianópolis - SC, Brasil

Referências

ARRUDA, June Alves de; BARROS, Gustavo Filice de. Governança Universitária: Um Panorama Mundial. Florianópolis: Repositório Institucional da UFSC, 24 out. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190509 Acesso em: 20 dez. 2020.

BARBIERI, Carlos. Governança de Dados: Práticas, conceitos e novos caminhos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

BARATA, André Montoia. Governança de dados em organizações brasileiras: uma avaliação comparativa entre os benefícios previstos na literatura e os obtidos pelas organizações. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Sistemas de Informação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BEVIR, Mark. Governance: A Very Short Introduction. Oxford, 2012.

BIJL, Marco; DEVLIN, James P.; RUTING, David. Process Model Canvas. Amsterdam, Netherlands, 2014. Disponível em: http://www.processmodelcanvas.com/ Acesso em: 20 jul. 2020.

CALMON, Paulo; COSTA, Arthur Trindade Maranhão. Redes e governança das políticas públicas. RP3-Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, n. 1, 2013.

COLOMBI, Luca. Using the Situation Analysis Canvas. London: UK, 2014. Disponível em: https://honoslc.wordpress.com/2014/12/18/using-the-situation-analysis-canvas Acesso em: 20 jul. 2020.

DEL-MASSO, Maria Candida Soares; COTTA, Maria Amélia de Castro; SANTOS, Marisa Aparecida Pereira. Ética em Pesquisa Científica: Conceitos e Finalidades. São Paulo: Unesp, 2014. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155306 Acesso em: 10 ago. 2020.

FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2014. IT GOVERNANCE INSTITUTE. What is IT governance? Disponível em: https://www.itgovernance.co.uk/it_governance Acesso em: 18 jul. 2020.

INTERNATIONAL INSTITUTE OF BUSINESS ANALYSIS (IIBA). Um guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios(TM) (Guia BABOK®). Toronto, Ontario: IIBA, 2011.

LADLEY John. Data Governance: How to Design, Deploy and Sustain an Effective Data Governance Program. Waltham: Newnes, 2012.

LIMA, João Alberto de Oliveira. Pesquisa-ação em Ciência da Informação. In: MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (Org.). Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation ”“ Inovação em Modelo de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

RÊGO, Bergson Lopes. Gestão e Governança de Dados: Promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.

RODRIGUES, Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (Org.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006.

SANTOS, Isabel Maria Francisca dos. Uma proposta de governança de dados baseada em um método de desenvolvimento de arquitetura empresarial. 2010. 140 p. Dissertação (Mestrado em Informática) ”“ Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www2.uniriotec.br/ppgi/banco-de-dissertacoes-ppgi-unirio/ano-2010/uma-propostade-governanca-de-dados-baseada-em-um-metodo-de-desenvolvimento-de-arquiteturaempresarial/view Acesso em: 18 jul. 2020

TUZZOLO, Orlando. Governança e estratégia de tecnologia da informação. São Paulo: Senac, 2019.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

2021-05-18

Como Citar

Buss, C., Salm Junior, J. F., Metzner, F. S., & Rosa, D. de A. (2021). Gestão de dados acadêmicos: a aplicação dos conceitos de governança de dados para melhoria nos processos de utilização das informações do sistema de gestão de dados acadêmicos. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(2), 401–419. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.33872