Biblioteconomia no Brasil: análise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino

Autores

  • Neilia Barros Ferreira de Almeida Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

biblioteconomia, Brasil, currículo, ensino profissional

Resumo

A pesquisa apresenta uma abordagem histórica sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil. Foram utilizados os métodos de análise documental e entrevista com professores da área que atuam em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal, com o objetivo de levantar os fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino de Biblioteconomia. As entrevistas foram analisadas por meio de análise de conteúdo, com sete variáveis: evolução curricular, disciplinas, tecnologia, automação de bibliotecas, estudos de usuários, formação do bibliotecário e tendências para a área. A pesquisa destaca ainda a influência do IBICT, FEBAB, ABEBD e ABECIN nas conquistas da Biblioteconomia Brasileira. De acordo com os entrevistados e com a análise documental, verificou-se que o ensino inicialmente era voltado para as questões humanísticas (Escola do Rio de Janeiro) e depois para as questões técnicas (Escola de São Paulo). A padronização dos currículos mínimos foi realizada nas décadas de 1960 e 1980. Em 2001 foram estabelecidas, por meio de parecer do Conselho Nacional de Educação, as diretrizes curriculares e, a partir dessas diretrizes as escolas de Biblioteconomia, por todo país, adquiriram mais flexibilidade e autonomia para estabelecer seus projetos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Neilia Barros Ferreira de Almeida, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2008) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2012). Bibliotecária do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), sediado na Fiocruz Brasília (2012-2014). Atualmente é bibliotecária do IFG campus Valparaíso - GO.

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Almeida, N. B. F. de. (2016). Biblioteconomia no Brasil: análise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 328. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2374

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações