Perspectivas de uma literacia arquivística: reflexões sobre arquivos, mediação e usuários

Autores

  • Thiago de Oliveira Vieira Universidade de Coimbra / Arquivo Nacional do Brasil
  • Paola Rodrigues Bittencourt Universidade de Coimbra / Arquivo Nacional do Brasil
  • Marcelo Nogueira de Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.17159

Palavras-chave:

Arquivologia. Educação patrimonial. Estudo de usuários. Humanidades digitais. Literacia arquivística. Mediação arquivística.

Resumo

Apresenta os conceitos de literacia e literacia da informação e explora a noção de literacia arquivística. Contextualiza a relação arquivo-usuário a partir da mediação arquivística, educação patrimonial e educação em arquivos. Estabelece as diferenças entre a noção de literacia arquivística e o conceito de educação patrimonial. Artigo exploratório, em que a pesquisa bibliográfica sistemática, realizada em bases de dados, serviu de alicerce para o delineamento do estado da arte em torno da noção de literacia arquivística. Os resultados apontam para uma noção emergente de literacia arquivística, ainda não muito explorada em língua portuguesa, conforme evidenciado a partir dos resultados da pesquisa bibliográfica. Destaca algumas reflexões e perspectivas de literacia arquivística para os arquivos e as instituições arquivísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Oliveira Vieira, Universidade de Coimbra / Arquivo Nacional do Brasil

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra. Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos - PPGARQ/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2007). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). Atualmente é Arquivista do Arquivo Nacional e Membro da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Tem experiências profissionais na área de gestão de arquivos permanentes e arquivos audiovisuais e sonoros. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Arquivologia, gestão de documentos; arquivos permanentes e arquivos audiovisuais e sonoros.

Paola Rodrigues Bittencourt, Universidade de Coimbra / Arquivo Nacional do Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra. Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Servidora do Arquivo Nacional, atua como arquivista da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos, fornecendo orientação técnica aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Marcelo Nogueira de Siqueira

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estudou História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui especialização em História do Brasil Pós 1930 (UFF) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Foi professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro e, atualmente, professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO. Arquivista concursado do Arquivo Nacional. Membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática e da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais do Conselho Nacional de Arquivos.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Vieira, T. de O., Bittencourt, P. R., & Siqueira, M. N. de. (2018). Perspectivas de uma literacia arquivística: reflexões sobre arquivos, mediação e usuários. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(2), 385–404. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.17159

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.