Perspectivas de uma literacia arquivística: reflexões sobre arquivos, mediação e usuários
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.17159Palavras-chave:
Arquivologia. Educação patrimonial. Estudo de usuários. Humanidades digitais. Literacia arquivística. Mediação arquivística.Resumo
Apresenta os conceitos de literacia e literacia da informação e explora a noção de literacia arquivística. Contextualiza a relação arquivo-usuário a partir da mediação arquivística, educação patrimonial e educação em arquivos. Estabelece as diferenças entre a noção de literacia arquivística e o conceito de educação patrimonial. Artigo exploratório, em que a pesquisa bibliográfica sistemática, realizada em bases de dados, serviu de alicerce para o delineamento do estado da arte em torno da noção de literacia arquivística. Os resultados apontam para uma noção emergente de literacia arquivística, ainda não muito explorada em língua portuguesa, conforme evidenciado a partir dos resultados da pesquisa bibliográfica. Destaca algumas reflexões e perspectivas de literacia arquivística para os arquivos e as instituições arquivísticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.