A interdisciplinaridade das humanidades digitais na produção científica portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.45679

Palavras-chave:

Humanidades digitais, Investigação colaborativa, Produção científica, Portugal

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o estado da investigação portuguesa em Humanidades Digitais através de um estudo das publicações depositadas em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto em Portugal, de 2012 a 2020. As Humanidades Digitais englobam uma nova prática, um novo paradigma de investigação nas Humanidades. Sendo uma área emergente em Portugal, várias dinâmicas e projetos têm vindo a afirmar-se, muitos investigadores, ligados a instituições de investigação, já constituem uma comunidade organizada com finalidades e objetivos comuns, formalizada em algumas universidades, em linhas de investigação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos repositórios mencionados e recuperados diversos tipos de documentos de 22 repositórios institucionais. A maioria são artigos científicos, seguidos de artigos de conferências e capítulos de livros. Em relação às disciplinas, e sendo as Humanidades Digitais transversais a diversas áreas do conhecimento, verificou-se que a maioria dos trabalhos recuperados foi na área das Ciências da Informação, seguida da Literatura e História. A conclusão é que os pesquisadores estão dispersos entre as Artes e Humanidades, Ciências Sociais e Tecnologias. As linhas de investigação são compostas por colaborações entre investigadores, formando redes e criando pontes entre as Humanidades e outras Ciências, demonstrando a interdisciplinaridade. Verifica-se a relevância do trabalho colaborativo exigido pelas Humanidades Digitais, onde os especialistas em tecnologias e ferramentas digitais de auxiliam a sua aplicação aos métodos tradicionais de investigação e na produção de novos conhecimentos nas Ciências Sociais e Humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Costa, Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, Lisboa, Portugal

Gestora da biblioteca na unidade FCCN da FCT onde desenvolve atividade desde 2005. Professora Auxiliar convidada do Mestrado de Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem Mestrado e Doutoramento em Ciências da Informação sendo investigadora do CIDEHUS da Universidade de Évora e do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.

Luísa Alvim, Universidade de Évora; CIDHEUS- CEIS20, Évora, Portugal

Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2016) com a investigação intitulada A Missão Social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas portuguesas a partir do Facebook. Mestre em Ciência da Informação (2011). Pós-graduada em Ciências Documentais (1992). Licenciada em Filosofia (1985). Investigadora do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Costa, M. T., & Alvim, L. (2022). A interdisciplinaridade das humanidades digitais na produção científica portuguesa. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(3), 883–894. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.45679

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.