Instrumento de inteligência turística e tomada de decisão: o caso do Observatório do Turismo do Maranhão

Autores

  • Saulo Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Thais Mendes Pinheiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v7i12.25543

Palavras-chave:

Dados estatísticos. Observatório do turismo do Maranhão. Políticas públicas. Tomada de decisão.

Resumo

Em si tratando de dados estatísticos no turismo para fins de tomada de decisão e elaboração de políticas públicas, estes são decisivos para que os destinos turísticos tenham condições de ofertar novos produtos e serviços, preparando-se para atender às reais necessidades de seus visitantes. Desta forma, objetiva-se neste presente estudo relatar as experiências de trabalho do Observatório do Turismo do Maranhão como instrumento de inteligência e tomada de decisão para a elaboração de políticas públicas de turismo no estado do Maranhão. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, e caracteriza-se como descritiva e exploratória, além do relato de experiência dos membros sobre o funcionamento e dinâmica do Observatório. Conclui-se que a criação do Observatório do Turismo do Maranhão no ano de 2017 tem criado dados até então inexistentes e atualizado outros, de forma a contribuir com o fortalecimento dos polos turísticos do Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Mendes Pinheiro, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Turismo e Administração. Supervisora de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo do Maranhão. Vice Coordenadora do Observatório do Turismo do Maranhão.

Downloads

Publicado

30-07-2019

Como Citar

Santos, S. R. dos, & Pinheiro, T. M. (2019). Instrumento de inteligência turística e tomada de decisão: o caso do Observatório do Turismo do Maranhão. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 7(12), 10–24. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v7i12.25543

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.