A identidade territorial enogastronômica como elemento de sustentação turística regional : a experiência do Tirol e Südtirol

Autores

  • Roberto do Nascimento e Silva Universidade de Santa Cruz do Sul-RS (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v3i5.15221

Palavras-chave:

Turismo; Gastronomia

Resumo

No que diz respeito ao turismo, percebe-se que, espaços antes isolados, ou então com relações restritas em escala regional, tornam-se partes de um sistema de abrangência global que acaba por sofrer influências da padronização de produtos e da redefinição de territórios. Todavia a enogastronomia busca oportunizar a reação regional através do oferecimento de produtos particulares, impregnados de cultura, em que sociedades reconhecem suas identidades e atraem visitantes para a localidade, fazendo com que estas sejam destaque em experiências de promoção e desenvolvimento do turismo regional. Neste sentido, o artigo tem por objetivo analisar a identidade territorial enogastronômica como alicerce do turismo regional no território tirolês e, utilizando para isso, o materialismo histórico dialético como marco teórico metodológico. Se entende por enogastronomia, a união de segmentos de alimentos e bebidas sustentada por um tripé que compreende o produtor rural, as empresas (vinícolas e restaurantes) e o território.

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Publicado

29-01-2016

Como Citar

Silva, R. do N. e. (2016). A identidade territorial enogastronômica como elemento de sustentação turística regional : a experiência do Tirol e Südtirol. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 3(5). https://doi.org/10.26512/revistacenario.v3i5.15221

Edição

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