CompoSing consciência

abordando a Somaestética através da Voz e do Yoga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54574

Palavras-chave:

CompoSing, Soma, Música Karnatik, Voz, Composição, Yoga

Resumo

Este artigo[1] relaciona os princípios fundamentais da somaestética com questões prementes no campo da voz na música Karnatik, a música do sul da índia. Ao fazê-lo, revela processos composicionais e de canto de uma perspectiva corporal, entremeando juntos as filosofias do yoga e da consciência corporal no paradigma pragmático do som vocalizado e percebido.  Ao corporalizar a música baseada em raga, a autora questiona a convenção estabelecida em relação ao movimento e ao gesto na música Karnatik. Os processos criativos na composição e corporalização no contexto da composição musical, Sonic River, são desdobrados em conjunto com posturas de yoga que se relacionam ao contorno melódico da composição, e relatos da experiência vivida registradas em diário. Uma análise crítica desses informantes produz um quadro de quatro eixos para auxiliar na compreensão do papel crucial da consciência corporal na realização e inspiração de uma expressão artística plena e livre, particularmente no contexto da voz.

[1] Este artigo foi publicado originalmente em: MANI, Charulatha. CompoSing Awareness: Approaching Somaesthetics Through Voice and Yoga. The Journal of Somaesthetics, Dinamarca, Aalborg University, v. 5, n. 2, p. 67-85, 2019. Disponível em: https://journals.aau.dk/index.php/JOS/article/view/3334/3140 - Acesso em: 01 abr. 2024.

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Biografia do Autor

Sulian Vieira, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

É Doutora em Arte pela Universidade de Brasília (2013), Mestra em Applied Theatre pela University of Manchester-RU (1999) e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (1995). É professora Adjunto da Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, onde, desde 2002, atua ministrando disciplinas dos eixos de voz, palavra e atuação nos cursos de graduação. No Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pesquisa e orienta pesquisas na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: vocalidades e formação de atores e professores, gêneros performáticos (teatro, poesia e narrativa) e a questão do estilo nos processos pedagógicos e estéticos para o teatro contemporâneo. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro na modalidade UAB da Universidade de Brasília (2015-2022) curso no qual tem atuado também como professora desde 2008. É Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (2003) e membro da VASTA (Voice and Speech Trainers Association) desde 2015. 

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Vieira, S. (2024). CompoSing consciência: abordando a Somaestética através da Voz e do Yoga. Voz E Cena, 5(01), 223–250. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54574

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