Trajetória e conceituação do Método Espaço-Direcional-Beuttenmüller e sua aplicabilidade no teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.53927

Palavras-chave:

Sentidos, Sensibilidade Corporal, Voz, Tempo, Espaço Cênico

Resumo

O Método Espaço-Direcional-Beuttenmüller desenvolveu-se a partir de uma experiência com pessoas cegas. A percepção dos demais sentidos (audição, tato, olfato e paladar) enriqueceu o universo simbólico da comunicação e facilitou a compreensão das palavras por meio de imagens internas e toque. A sensibilidade corporal foi o eixo de todo o seu trabalho, que entende a movimentação do corpo e projeção da voz como a manifestação de uma presença física, uma energia que toca o interlocutor, produz efeitos e traz um significado. Um trabalho corporal-vocal situado no tempo e no espaço, que dialoga intensamente com a expressão artística. O objetivo é pontuar os conceitos do Método e discutir sua aplicabilidade no teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Sávio Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-Doutor em Artes Cênicas (UnB), Doutor em Letras/Estudos Linguísticos (UFF), Mestre em Artes Cênicas (UNIRIO) e Especialista em Voz (Título concedido por mérito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia). Graduado em Artes Cênicas (UNIRIO), Fonoaudiologia (IBMR) e Letras (PUC-Rio). Professor das disciplinas de Voz do Bacharelado em Atuação Cênica. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. Membro participante da REDE Voz e Cena.  

Lídia Becker, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Voz (CFFa.), Mestre em Artes Cênicas (UNIRIO) e Doutora em Artes Cênicas (UNIRIO). Graduada em Fonoaudiologia (IBMR) e Letras (PUC-Rio). 

Referências

ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BENTO, Maria Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. Local: Programa de Pós-graduação/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2004. Tese (Doutorado em Artes Cênicas).

BEUTTENMÜLLER, Glorinha. Entrevista concedida a Lídia Becker e Domingos Sávio Ferreira de Oliveira. Rio de Janeiro, maio 2006.

BEUTTENMÜLLER, Glorinha. O despertar da comunicação vocal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1995.

BEUTTENMÜLLER, Glorinha; LAPORT, Nelly. Expressão vocal e Expressão corporal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1992, 1995.

DOUGLAS, Carlos Roberto. Fisiologia aplicada à Fonoaudiologia. São Paulo: Robe Editorial, 2002.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.

NUNES, Lília. Cartilhas de Teatro. Manual de voz e dicção. Brasília: Serviço Nacional de Teatro,. Ministério de Educação e Cultura, 1976.

OLIVEIRA, Domingos Sávio Ferreira de. A Explosão da Voz no Teatro Contemporâneo: uma análise espectrográfica computadorizada da voz de grande intensidade no espaço cênico. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 1997. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).

OLIVEIRA, Domingos Sávio Ferreira de. A Voz e o Teatro. In: VALLE, Mônica G. M. ( org. ) Voz Diversos Enfoques em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. 41- 59

OLIVEIRA, Domingos Sávio Ferreira de. Voz na Arte: uma contribuição para o estudo da voz falada no teatro. In: GUBERFAIN, Jane Celeste (org.). Voz em Cena. Volume 1. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 1-19.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

RAPOSO, Alexandre. O que é ser Fonoaudióloga. Memórias Profissionais de Glorinha Beuttenmüller. Rio de Janeiro: Record, 2003.

ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1985.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do movimento: uma prática corporal. São Paulo: Caioá, 1998.

TROUBETZKOY, Nicolas Sergueeivitch. Principes de Phonologie. Paris: Librairie Klincksieck, 1964.

WEIL, Pierre. O corpo fala. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Oliveira, D. S. F. de, & Becker, L. (2024). Trajetória e conceituação do Método Espaço-Direcional-Beuttenmüller e sua aplicabilidade no teatro. Voz E Cena, 5(01), 18–33. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.53927

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias