Tecendo vozes

a polifonia no Grupo Oficcina Multimédia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45512

Palavras-chave:

Processo de criação, Polifonia, Grupo Oficcina Multimédia

Resumo

Este texto apresenta reflexões acerca da polifonia no grupo Oficcina Multimédia, de Belo Horizonte. Por meio de pesquisa documental nos cadernos de processo da diretora Ione de Medeiros, discorre-se sobre a presença da polifonia no processo de criação do grupo, sobre a natureza formativa das práticas de ensaio que encaminha a cena polifônica do grupo, em diálogo com as proposições de atuação e cena polifônica de Ernani Maletta (2016). Aponta-se, ainda, a possível correlação a ser estabelecida entre polifonia e transdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Medeiros Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Doutora em Artes-PPG Artes da EBA/UFMG. Possui Graduação e Mestrado em Letras/UFMG. Especialista em Neurociências e Comportamento pelo /ICB-UFMG e Neuropsicologia pela FUMEC. Atriz e dançarina, preparadora corporal , diretora Professora Associada do departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, com atuação no curso de Graduação em Teatro. Professora permanente da Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG . Coordenadora da Pós Graduação em Artes da EBA/UFMG (2018-2020). Diretora Adjunta de Ação Cultural da UFMG (2019- 2022). Membro pesquisador do grupo de pesquisa IMPROLAB e do CRIA: Artes e Transdisciplinaridade, do qual é vice lider. Pesquisa processos de criação em artes da cena, improvisação em dança; práticas do corpo e epistemologias nas artes e humanidades. Coordenadora do LECAC - Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes da Cena. Membro Pesquisador da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. Pró-reitora adjunta de Cultura da UFMG.

Cássio Eduardo Viana Hissa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), Mestrado em Demografia pelo CEDEPLAR - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Pós-Doutorado em Epistemologia e Sociologia pelo CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2006). Formação livre: filosofia e artes. É Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha principalmente com os seguintes temas: Território, cultura e sociedade; Epistemologia da Geografia; Diálogo entre conhecimentos, saberes e práticas.

Referências

HISSA, Cássio E.V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MALETTA, Ernani. A interação música-teatro sob o ponto de vista da polifonia. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 21, n. 30, pp. 29-54, Jul-Dez. 2014. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/issue/view/160. Acesso em 15 de setembro de 2022.

MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016.

MEDEIROS, Ione de. Grupo Oficcina Multimédia: 30 anos de integração das artes no teatro. Belo Horizonte: I.T. Medeiros, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Do francês Eliane Lisboa. Porta Alegre: Sulina, 2005.

PAOLIELLO, Guilherme. A circulação da linguagem musical: o caso da Fundação de Educação Artística (FEA-MG). Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UFMG, 2007. Tese em Educação.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Ribeiro, M. M., & Hissa, C. E. V. (2022). Tecendo vozes: a polifonia no Grupo Oficcina Multimédia. Voz E Cena, 3(02), 14–26. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45512

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias