Tecendo vozes
a polifonia no Grupo Oficcina Multimédia
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45512Palavras-chave:
Processo de criação, Polifonia, Grupo Oficcina MultimédiaResumo
Este texto apresenta reflexões acerca da polifonia no grupo Oficcina Multimédia, de Belo Horizonte. Por meio de pesquisa documental nos cadernos de processo da diretora Ione de Medeiros, discorre-se sobre a presença da polifonia no processo de criação do grupo, sobre a natureza formativa das práticas de ensaio que encaminha a cena polifônica do grupo, em diálogo com as proposições de atuação e cena polifônica de Ernani Maletta (2016). Aponta-se, ainda, a possível correlação a ser estabelecida entre polifonia e transdisciplinaridade.
Downloads
Referências
HISSA, Cássio E.V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
MALETTA, Ernani. A interação música-teatro sob o ponto de vista da polifonia. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 21, n. 30, pp. 29-54, Jul-Dez. 2014. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/issue/view/160. Acesso em 15 de setembro de 2022.
MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016.
MEDEIROS, Ione de. Grupo Oficcina Multimédia: 30 anos de integração das artes no teatro. Belo Horizonte: I.T. Medeiros, 2007.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Do francês Eliane Lisboa. Porta Alegre: Sulina, 2005.
PAOLIELLO, Guilherme. A circulação da linguagem musical: o caso da Fundação de Educação Artística (FEA-MG). Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UFMG, 2007. Tese em Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.