A polifonia da voz solista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45588

Palavras-chave:

Polifonia, Voz solista, Estratigrafia vocal, Formação vocal, Alquimia vocal

Resumo

A autora se inspira nas proposições de Ernani Maletta sobre polifonia para evidenciar a multiplicidade de pontos de vista simultâneos que se manifestam mesmo na voz solista. Afirma que toda emissão vocal tem, em si, uma estratigrafia de linguagens, discursos, identificando diversos estratos de significado que cada voz expressa simultaneamente. Propõe um percurso de formação vocal em consonância com essa estratigrafia polifônica, ressaltando por fim que com a voz se realiza uma operação alquímica, na qual, do encontro dos estratos e preservando sua peculiaridade, sempre nasce um resultado único, tanto mais rico quanto mais conscientes somos da natureza e da especificidade de cada um deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francesca Della Monica, Università degli Studi di Siena - UNISI, Siena, Itália

artista, pedagoga, pesquisadora italiana e uma das maiores referências europeias, tanto no aspecto técnico quanto criativo, reconhecida pela singularidade de sua atuação nos processos de formação e criação cênicas, em particular quanto à musicalidade e vocalidade do ator. Possui graduação em Canto pelo Conservatorio di Musica Giramolo Frescobaldi(1987), graduação em Filosofia pela Università degli Studi di Firenze(1993), especialização em Canto pelo Conservatorio di Musica Giramolo Frescobaldi(1989) e especialização em Paletnologia pela Università degli Studi di Siena(1995).

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Della Monica, F. (2022). A polifonia da voz solista. Voz E Cena, 3(02), 148–159. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45588

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias