Vozes

Corpos em Movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42929

Palavras-chave:

Experimentações vocais, Klauss Vianna, Respiração, Performance, Singularidade

Resumo

Este artigo parte de reflexões sobre experimentações vocais, tendo-se como estratégia a improvisação, incorporando-se diferentes práticas corporais. Fundamenta-se em princípios de Klauss Vianna e em certos tópicos do processo lúdico da Técnica Klauss Vianna. Enfatizam-se as sonoridades produzidas por corpos em movimento na realização de performances singulares, provindas de vozes que são pontos de partida e ancoragem de experiências vivenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina Masoero Ernandes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo/SP, Brasil

Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP, Mestra em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad,1984.

CARLSON, Marvin. Performance: a critical introduction. 2nd ed. New York: Routledge, 2004.

CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

JOHNSON, Mark; LAKOFF, George. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naif, 2007.

OUTSUBO, Ana. A Técnica Klauss Vianna e a educação somática. Facilito o fascínio da fáscia. São Paulo, 1 de março de 2021.

MAFFI, Kátia Milene dos Santos. Técnica Klauss Vianna: apontamentos sobre a produção cinético-sonora. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus Editorial, 2007.

MILLER, Jussara; NEVES, Neide. Técnica Klauss Vianna - consciência em movimento. ILINX - Revista do LUME, Campinas, UNICAMP, n.3, pp. 1-7, set. 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/258 . Acesso em: 02, abr., 2022.

MONTENEGRO, Mônica de Almeida Prado. O coorporal: concepções e prática. Uma abordagem de trabalho de voz para o ator. 2019. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2019.

MOSTAÇO, Edélcio et al. Sobre performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.

NEVES, Neide. A técnica como dispositivo de controle do corpomídia. São Paulo: Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica).

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. 2nd ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

SANTOS, Thaís dos; SILVA, Fernanda Raquel. Caminhos para a emancipação: performatividade e os processos de subjetivação da Técnica Klauss Vianna. Revista TKV.v.1. nº. 7. Mar. 2021. pp. 28-44.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? O Percevejo, Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, pp. 25-50, 2003.

SILVA, William Paiva da. Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na Técnica Klauss Vianna. 2018. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

STOROLLI, Wânia Mara Agostini. (2020). A voz desincorporada e a face do outro. Voz e Cena, Brasília, UnB, v.1, n.02, pp. 104-119, jul-dez/2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/34333 . Acesso em 04, abr., 2022.

STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento e respiração: a prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. In: XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2006, Brasília. Anais do XVI Congresso da ANPPOM, 2006. v.1. p. 131-135.

STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento, respiração e canto: a performance do corpo na criação musical. São Paulo: Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo, 2009. Tese (Doutorado em Música).

STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Improvisação vocal em movimento: a proposta do grupo L.I.V.E.. In: XXX Congresso da ANPPON, 2020, Manaus. ST A voz nos diversos contextos da prática musical - Anais do XXX Congresso da ANPPOM. Manaus: ANPPOM, 2020. v. 30. p.1-8.

VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antonio de. A dança. 8ª ed. São Paulo: Summus Editorial, 2018.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000.

Downloads

Publicado

27-06-2022

Como Citar

Ernandes, P. C. M. (2022). Vozes: Corpos em Movimento. Voz E Cena, 3(01), 45–57. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42929

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias