O prazer em dançar a voz e o Contato Improvisação

possibilidades para uma Voice Jam Session

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48317

Palavras-chave:

Voz, Práticas vocais, Dança, Contato Improvisação, Educação somática

Resumo

O presente artigo pretende analisar aspectos da técnica de dança Contato Improvisação e aproximá-los a práticas e pedagogias vocais, permeados por elementos da educação somática. Nesse contexto, o artigo apresenta o relato de experiências desenvolvidas como intérprete em sala de ensaio com o grupo de pesquisa Corpolumen. Uma posterior investigação pessoal e interna suscitou possibilidades para pesquisar a voz como ato de dança, o que levou ao desenvolvimento, como professora e preparadora vocal, de experimentações entre voz e dança com intérpretes da Universidade Livre, as quais resultaram no que se denominou Voice Jam Session. Tais descobertas contribuem para a ampliação de investigações acerca de práticas e pedagogias para a voz em cena, revelando como por meio da percepção, da sensibilidade e da subjetividade do movimento o intérprete potencializa meios para acionar sua voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Cristina Machado Rocha, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador/BA, Brasil

Artista e professora. Bacharel em Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Brasília-DF), Licenciatura em Artes Visuais (Claretiano. Brasília-DF), Especialização em Educação Física Escolar (Faculdade Alvorada Brasília- DF), Mestra pela Universidade Federal de Uberlândia(UFU), em Práticas e poéticas Vocais, na qual investigou os processos de ensino, aprendizagem e criação com ênfase na voz. Atualmente é doutoranda pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na qual investiga poéticas e processos pedagógicos vocais. É professora na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes nas áreas de artes visuais, Performance, Artes da cena, e voz. Desenvolve e transita entre práticas artísticas e processos pedagógicos voltados para a cena, voz e performance.

Referências

COHEN, Bonnie Bainbridge. An introduction to body-mind centering, [2017?]. Disponível em: https://www.bodymindcentering.com/files/an_intro_to_body-mind_centering.pdf - Acesso em: 24 abr. 2023.

LESSAC, Arthur. The use and training of the human voice. New York City: McGraw-Hill Higher Education, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2007.

SCHMID, Jörg. Contato Improvisação como uma arte de viver [parte 2]. Tradução de Bruno Garrote. Urdimento, v. 2, n. 29, p. 177-192, Out. 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/35263480/Contato_Improvisa%C3%A7%C3%A3o_como_uma_Arte_de_viver_parte_2_Tradu%C3%A7%C3%A3o - Acesso em: 24 abr. 2023.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Rocha, V. C. M. (2023). O prazer em dançar a voz e o Contato Improvisação: possibilidades para uma Voice Jam Session. Voz E Cena, 4(01), 257–270. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48317

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.