Vozes em escuta, criando novos mundos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42331

Palavras-chave:

Voz, Improvisação, Escuta, Musicalidade, Estética Relacional

Resumo

Este artigo se debruça sobre duas entrevistas concedidas por Stenio Mendes, músico, compositor e arte-pedagogo, a fim de delinear caminhos para a voz em processos de criação artística.  Suas reflexões partem de uma escuta profunda do ser humano e da voz como lugar de subjetividade poética. Conceitos como empatia, relação entre o “eu” e o “nós” na constituição artística de um indivíduo encontram ressonância no conceito da Musicalidade Comunicativa de Stephen Malloch, onde a relação entre mãe e bebê são baseadas em parâmetros musicais. A voz nesta primeira relação é rememorada quando em estado de improvisação e experimentação e é alicerce para o desenvolvimento de um indivíduo. O desenvolvimento estético e reflexivo neste contexto assume para a voz a possibilidade de uma criação relacional e encontra paralelos nos conceitos da Estética Relacional de Nicolas Borriaud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Barbosa dos Santos Ducroquet, Faculdade Santa Marcelina - FASM, São Paulo/SP, Brasil

Mestra em Música pela ECA - Universidade de São Paulo, título obtido com bolsa CAPES/CNPq. É professora colaboradora no curso de pós-graduação em Musicoterapia Aplicada da Faculdade Santa Marcelina - FASM com a disciplina Linguagem Musical: Improvisação.

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009

BRANCO, Heloiza Castello. Empatia no Ensaio Coral: Aspectos dessa interação não-verbal dos cantores com o regente durante a execução musical, Campinas: - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2010. Tese (Doutorado em Música).

DUCROQUET, Elaine Barbosa dos Santos. Jogos de improvisação musical: a voz em processos de criação e experimentação. São Paulo: Programa de PósGraduação/ Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), 2019. Dissertação (Mestrado em Música)

FREIRE, Marina Horta; PARIZZI, Maria Betânia; MARTELLI, Jéssica; SAMPAIO, Renato Tocantins. Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada e Crianças com Autismo: Relações entre Desenvolvimento Musical, Ganhos Terapêuticos e a Teoria da Musicalidade Comunicativa. Musica Hodie, Musica Hodie , n21, e6231, 2021

MALLOCH, Stephen. Mothers and Infants and Communicative Musicality. Musicae cientiae, v. 3, n. 1, p. 29-57, 1999/2000.

MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn. (Eds.). Communicative Musicality: exploring the basis of human companionship. Oxford: Oxford University Press, 2009.

MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn. The human nature of music. Frontiers in psychology, v. 9, p. 1-21, 2018.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Ocitocina: o hormônio do amor?”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ocitocina-hormonio-amor.htm . Acesso em 26 de maio de 2022.

Downloads

Publicado

27-06-2022

Como Citar

Ducroquet, E. B. dos S. . (2022). Vozes em escuta, criando novos mundos. Voz E Cena, 3(01), 31–44. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42331

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias