Vozes em escuta, criando novos mundos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42331

Palavras-chave:

Voz, Improvisação, Escuta, Musicalidade, Estética Relacional

Resumo

Este artigo se debruça sobre duas entrevistas concedidas por Stenio Mendes, músico, compositor e arte-pedagogo, a fim de delinear caminhos para a voz em processos de criação artística.  Suas reflexões partem de uma escuta profunda do ser humano e da voz como lugar de subjetividade poética. Conceitos como empatia, relação entre o “eu” e o “nós” na constituição artística de um indivíduo encontram ressonância no conceito da Musicalidade Comunicativa de Stephen Malloch, onde a relação entre mãe e bebê são baseadas em parâmetros musicais. A voz nesta primeira relação é rememorada quando em estado de improvisação e experimentação e é alicerce para o desenvolvimento de um indivíduo. O desenvolvimento estético e reflexivo neste contexto assume para a voz a possibilidade de uma criação relacional e encontra paralelos nos conceitos da Estética Relacional de Nicolas Borriaud.

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Biografia do Autor

Elaine Barbosa dos Santos Ducroquet, Faculdade Santa Marcelina - FASM, São Paulo/SP, Brasil

Mestra em Música pela ECA - Universidade de São Paulo, título obtido com bolsa CAPES/CNPq. É professora colaboradora no curso de pós-graduação em Musicoterapia Aplicada da Faculdade Santa Marcelina - FASM com a disciplina Linguagem Musical: Improvisação.

Referências

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Publicado

27-06-2022

Como Citar

Ducroquet, E. B. dos S. . (2022). Vozes em escuta, criando novos mundos. Voz E Cena, 3(01), 31–44. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42331

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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