Tropicalismo, Terra em Transe, O Rei da Vela... negação à guitarra... pois é, diz Caetano, uma atitude antropofágica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.41371

Palavras-chave:

Tropicalismo, Tropicália, Antropofagia, Voz, Canto

Resumo

O autor narra a trajetória do movimento Tropicalismo que mudou a Música Popular Brasileira/MPB, por meio de uma reconstituição histórica fundamentada em memórias da infância, referências bibliográficas e material iconográfico. O leitor enveredar-se-á pela cultura musical e pop dos anos 60, a sobressair a canção Tropicália, os Festivais da Canção (anos 60), a Bossa Nova, a Jovem Guarda, o Cinema Novo e a montagem teatral de O Rei da Vela. As capas dos LPs marcaram o movimento tropicalista, cujo conteúdo visual fala por si. Afinados com as ideias de Oswald de Andrade, Caetano e Gil assimilaram as novidades associadas aos movimentos de massa e juventude e as pesquisas no campo da música popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Sávio Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Pós-Doutorado em Artes Cênicas (UnB), Doutor em Letras (UFF), Mestre em Artes Cênicas (UNIRIO), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFF) e Especialista em Voz (CFFa-Título concedido por mérito). Graduado em Artes Cênicas (UNIRIO), Fonoaudiologia (IBMR) e Letras (PUC-RJ). Coautor do software PratiCanto 2.0. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Vocais, Cênicos e Musicais (CNPq). Professor Associado IV da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Autor da Metodologia Vozes sem fim: Método-Movimento ERIV.DS – Explosões Rítmicas de Impacto aplicadas à Voz. Membro da Rede Voz e Cena.

Referências

CALADO, Carlos. Tropicália. A história de uma revolução musical. São Paulo: Editora 34 Coleção Todos os Cantos, 1997.

CARNEY, George O. Música e Lugar. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007.

DINIZ, Júlio. A Voz como Construção Identitária. In: MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de. Ao encontro da palavra cantada - poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. pp. 207-216

FERNANDES, Thiago. Tropicália e as capas de discos brasileiros dos anos 1960. Nuvem Arte e Crítica, 2021. Disponível em: https://nuvemcritica.com/2019/01/31/tropicalia-e-as-capas-de-discos-dos-anos-1960/ - Acesso em: 23 de dezembro de 2021.

JEZZINI, Jhanainna Silva Pereira. Antropofagia e Tropicalismo: identidade cultural? Visualidades, Goiânia, v.8, n.2, 49-73, jul-dez 2010.

MOREIRA, Larissa Ibúmi. Vozes Transcendentes. Os novos gêneros na música brasileira. São Paulo: Hoo Editora, 2018.

NAVES, Santuza Cambraia. A Canção Crítica. In: MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSO, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de. Ao encontro da palavra cantada - poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. pp. 289-298

NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

SILVA, Karin Hallana; AZEVEDO, Tania de. Tropicália e a pós-modernidade: uma (re)leitura possível. Ensaio apresentado à disciplina Literatura Brasileira II do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, dezembro de 2007. pp. 01-14

TROPICÁLIA. Direção de Marcelo Machado. Roteiro de Di Moretti e Marcelo Machado. Rio de Janeiro: Imagens Filmes e Bossa Nova Films, 2012. (89 min.)

VELOSO, Caetano. Antropofagia. São Paulo: Penguin & Companhia das Letras, 2012.

VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

WISNIK, José Miguel. Maquinação do Mundo. Drumond e a Mineração. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

ZUMTHOR, Paul. A Permanência da Voz. O Correio. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, ano 13, no 10, pp. 04-08, outubro de 1985.

Downloads

Publicado

27-06-2022

Como Citar

Oliveira, D. S. F. de. (2022). Tropicalismo, Terra em Transe, O Rei da Vela. negação à guitarra. pois é, diz Caetano, uma atitude antropofágica. Voz E Cena, 3(01), 166–184. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.41371

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.