Voz em movimento

um estudo de metaperspectiva sonoro-motora que reúne dança contemporânea, música e tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40603

Palavras-chave:

Voz, Movimento, Dança Contemporânea, Música, Tecnologia do Espelho

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre as relações entre som, voz e movimento, à luz de um estudo de caso que reúne dança, música e tecnologia. Intenta-se sublinhar como a cena analisada pode revelar complexos cruzamentos de ação entre movimento e voz, por meio de um método de espelho aprimorado pela tecnologia para a auto-observação. Estudos advindos da Dança, das Ciências Cognitivas, da Ciência Vocal e da Cognição Musical Corporificada compõem um referencial teórico resultante do cruzamento entre arte, ciência e tecnologia. A partir desta reflexão, pretendemos desenvolver futuras ferramentas metodológicas para a formação de artistas que pretendem conjugar dança e habilidades vocais.

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Biografia do Autor

Andréia Nhur, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP, Brasil

Artista e professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Trabalha na interface entre dança, teatro e música, investigando corpo, memória, voz e movimento. Foi professora visitante na Ghent University (Bélgica).

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

Camargo, A. V. A. (2021). Voz em movimento: um estudo de metaperspectiva sonoro-motora que reúne dança contemporânea, música e tecnologia. Voz E Cena, 2(02), 94–113. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40603

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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