Voz em movimento
um estudo de metaperspectiva sonoro-motora que reúne dança contemporânea, música e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40603Palavras-chave:
Voz, Movimento, Dança Contemporânea, Música, Tecnologia do EspelhoResumo
Este artigo propõe uma discussão sobre as relações entre som, voz e movimento, à luz de um estudo de caso que reúne dança, música e tecnologia. Intenta-se sublinhar como a cena analisada pode revelar complexos cruzamentos de ação entre movimento e voz, por meio de um método de espelho aprimorado pela tecnologia para a auto-observação. Estudos advindos da Dança, das Ciências Cognitivas, da Ciência Vocal e da Cognição Musical Corporificada compõem um referencial teórico resultante do cruzamento entre arte, ciência e tecnologia. A partir desta reflexão, pretendemos desenvolver futuras ferramentas metodológicas para a formação de artistas que pretendem conjugar dança e habilidades vocais.
Downloads
Referências
BERG, J.W. VAN DEN. Mechanisms of the larynx and the laryngeal vibrations. In: MALBERG, B. Manual of Phonetics. Amsterdam: North Holland Publishing Company, 1968. p.278-308.
CARUSO, Giusy. Mirroring the Intentionality and Gesture of a Piano Performance: an Interpretation of 72 Etudes Karnatiques. Ghent: Department of Musicology/Ghent University, 2018. PhD dissertation (Doutorado em Musicologia).
CARUSO, Giusy; COOREVITS, Esther; NIJS, Luc; LEMAN, Marc. Gestures in Contemporary Music Performance: A Method to Assist the Performer’s Artistic Process, Contemporary Music Review, 35:4-5, 402-422, 2016.
CLAYTON, Martin. What is entrainment? Definition and applications in musical research. Empirical Musicology Review 7(1-2): 49-56, 2012.
COSTA FILHO, M. S.; JESUS, L. M. T. A Proprioceptividade no Canto: Uma Avaliação Qualitativa do Desempenho Vocal de Cantores Estudantes. 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016, Porto. Atas CIAIQ 2016, 2016.
DAHL, Sofia et al. Gestures in Performance. In GODOY, R.; LEMAN, M. Musical Gestures: sound, movement and meaning. New York: Routledge, 2010, 36-68.
LEMAN, Marc. Embodied Music Cognition and Mediation Technology. Cambridge: The MIT Press, 2008.
LEMAN, Marc. The expressive moment: How interaction (with music) shapes human empowerment. Cambridge, MA: MIT Press, 2016.
MARINBERG, Niv; AVIV, Vered. Dancers’ Somatic of Musicality. Frontier in Psychology 10: 1-10. 2019. doi: 10.3389/fpsyg.2019.02681
NHUR, Andréia. Do Movimento ao Som, Do Som ao Movimento: relações bioculturais entre dança e musica Revista Brasileira Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 10, n. 4, e100069, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660100069. Acesso em 10, set. 2021.
NOË, Alva. Action in perception. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.
PRIM, G. de S.; GONÇALVES, B. S.; VIEIRA, M. L. H. A representação do corpo e do movimento: uma análise da interatividade do motion capture. Design e Tecnologia, 5(09), 23-28, 2015.
SALOMÃO, Gláucia. Registros vocais no canto: aspectos perceptivos, acústicos, aerodinâmicos e fisiológicos da voz modal e da voz de falsete. São Paulo: Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.