Corpolítico
narrativas corpo-vocais em projeção - relato de laboratório criativo remoto
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40534Palavras-chave:
Narrativas Corpo-Vocais, Decolonialidade, Corpolítico, Subjetivação Ativa, AfetosResumo
O presente relato aborda uma experiência de performance laboratorial com foto-projeção em plataforma digital como alternativa de continuidade para processos criativos em tempos de isolamento. O processo convocou saberes ancestrais dos povos guarani através da escuta ativa e da afinação do corpo-vocal numa prática que fricciona afeto e política como aposta de subjetivação ativa contra o processo de hegemonização sobre os corpos num sistema cafetinado (Rolnik, 2018). A opção pela ontologia ameríndia aqui suscitada faz parte de uma escolha epistemológica numa direção decolonial que aposta nos saberes de uma oralidade ancestral referenciada a partir de seleção bibliográfica, reforçando meu intuito como pesquisadora e artista, que é perceber e atuar nas artes da cena a partir do descolamento dos saberes e do fazer de referência exclusivamente ocidental.
Downloads
Referências
BORGES, Luiz Carlos. A fala instituinte do discurso mítico Guarani. Campinas, SP: Instituto de Estudos da Linguagem, 1999.
CHAMORRO, Graciela. Terra madura, Yvy araguyje: fundamento da palavra guarani. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2008.
JECUPÉ, Kaka Werá. A terra dos mil povos: história indígena brasileira contada por um índio. São Paulo: Peirópolis, 2020.
JECUPÉ, Kaka Werá. Tupã Tenondé: A criação do universo, da terra e do homem segundo a tradição oral Guarani. São Paulo: Peirópolis, 2001.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MELIÁ, Bartolomeu. A Terra Sem Males dos Guarani: Economia e Profecia. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 33, 1990. Disponível em https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/111213/109495 - acesso em 11/12/2021.
MORETI, Felipe; PEREIRA, Liliane Desgualdo ; GIELOW, Ingrid. Triagem de Afinação Vocal: Comparação do desempenho de musicistas e não musicistas. São Paulo:2012. 24(4). Disponível em: https://www.scielo.br/j/jsbf/a/hRQ3S8MHxzp7rhWfdgWbqBc/abstract/?lang=pt
PIERRI, Daniel Calazans. O perecível e o imperecível: Lógica do sensível e corporalidade no pensamento Guarani-Mbya. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da Universidade de São Paulo, 2013.
PRECIADO, Beatriz. Manifesto Contrassexual. São Paulo: N-1, 2014.
ROLNIK, Sueli. Esferas da Insurreição: Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1, 2020.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: Modos e significados. Brasília: UnB, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.