Poéticas vocais e narrativas de mulheres
experiências vividas na disciplina Criar Vozes, Narrar Mulheres
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48464Resumo
Este texto integra a discussão sobre meu processo de formação docente e constitui uma etapa da minha pesquisa de doutorado, aqui apresento minhas narrativas, a partir das experiências vividas na disciplina Criar Vozes, Narrar Mulheres ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, sob a orientação das docentes Daiane Jacobs e Meran Vargens, na qual participamos de um laboratório de criação cênica, com ênfase nas práticas vocais integrativas e as poéticas vocais vinculadas à narração de histórias de vidas de mulheres reais, bem como a inserção de uma canção escolhida por nós e o texto Um teto todo seu, de Virginia Woolf, constituiu a base para nosso processo de criação.
Downloads
Referências
ANODEA, Judith. Rodas da vida: um guia para você entender o Sistema de Chacras. 4a ed. - Rio de Janeiro: Best Seller, 2020.
BISCARO, Barbara. Vociferar a escola-um relato de experiência da docência. In: NOGUEIRA, Marcia Pompeo; VIDOR, Heloise Baurich; CABRAL, Bianca Scliar; DESGRANGES, Flávio; CONCÍLIO, Vicente (orgs.). Pedagogias do desterro: práticas de pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Hucitec, 2020.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. São Paulo, n. 19, 2002.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. Flávio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.
FEDERICI, Silva. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Tradução Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
JACOBS, Daiane Dordete Steckert. Corpo Vocal, Gênero e Performance. Revista Brasileira Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 359-381, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbep/a/kNbkVHhjshxMrDSjjRcD8Kd/?format=pdf&lang=pt - Acesso em 14 de abril de 2023.
OLARIETA, Beatriz Fabiana. Quando o mundo nos olha: sobre o privilégio de ter tido professores. In: BONDÍA, Jorge Larrosa; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jacques. Tradução Fernando Coelho, Karen Christine Rechia, Caroline Jacques Cuba. Elogio do professor -1ª ed.-Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. (Des) arquivar narrativas para construir histórias de vida ouvindo o chão da experiência. In: SOUZA, Elizeu; TOURINHO, Irene; MARTINS, Clementino de. (Orgs). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2016.
VARGENS, Meran. A Voz Articulada pelo Coração ou a Expressão Vocal para o Alcance da Verdade Cênica. Salvador/BA: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2005. Universidade Federal da Bahia. Tese (Doutorado em Artes cênicas). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27388/1/Tese%20Meran%20Vargens.pdf - Acesso em 14 de abril de 2023.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Círculo do livro, 1990. Disponível em: https://iedamagri.files.wordpress.com/2014/07/uma-hipotc3a9tica-irmc3a3-de-shakespeare-um-teto-todo-seu.pdf - Acesso em 23 de março de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.