Relacionalidade Vocal

espaço, performance e atenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31547

Palavras-chave:

Voz, Espaço, Atenção, Relacionalidade, Performance

Resumo

No presente artigo busco, a partir de uma elaboração reflexiva, revisitar modos de atuação vocal cênica. Para tanto, aproximarei brevemente conceitos estudados por pesquisadoras e pesquisadores como direcionalidade do som (Lignelli, 2011), espacialização vocal (Maletta, 2014), autoapresentação, autoexposição (Arendt, 2018), performance (Butler, 2003), atenção (Bosi, 2003) e coragem da verdade (Foucault, 2011). Tais conceitos foram tramados ao longo do texto a fim de subsidiar os argumentos, intencionando a provocação de leitoras e leitores na busca por caminhos plurais da espacialização vocal em cena.

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Biografia do Autor

Renata Mendonça Sanchez, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas/SP, Brasil

Atriz, professora e pesquisadora teatral. Graduada em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (2009-2015). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Artes da Cena - Unicamp (2018-2020).

Gina Maria Monge Aguilar, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas/SP, Brasil

É pedagoga, pesquisadora, atriz e diretora de teatro costarriquenha, residente no Brasil. Possui Doutorado e Mestrado em Pedagogia Teatral pela USP e bacharelado em Artes Dramáticas pela Universidad de Costa Rica. Atualmente é professora RDIP no Instituto de Artes da Unicamp. Atuando principalmente nas áreas de trans-formação vocal, Teatro e performance Latino-americanos e decolonialidade.

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Publicado

29-06-2020

Como Citar

Sanchez, R. M., & Aguilar, G. M. M. (2020). Relacionalidade Vocal: espaço, performance e atenção. Voz E Cena, 1(01), 45–58. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31547

Edição

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